O grupo Tencent, que detém a popular aplicação WeChat e é um dos maiores produtores do mundo de jogos de computador, anunciou um aumento das receitas entre janeiro e março, em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 150 mil milhões de yuan (19,3 mil milhões de euros). O lucro líquido aumentou 10%, para 25,8 mil milhões de yuan (3,3 mil milhões de euros).

As receitas da Tencent caíram 1%, no ano passado, o primeiro declínio anual registado pelo grupo, devido às medidas altamente restritivas implementadas por Pequim, no âmbito da política de "zero casos" de COVID-19, que levaram à paralisação da atividade económica.

O crescimento da plataforma de vídeo Douyin, a versão chinesa do TikTok desenvolvida pela rival ByteDance, também desviou gastos com publicidade do WeChat.

A Tencent sinalizou uma recuperação nos gastos com publicidade online, com as receitas a subir 17%, no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior, à medida que os cerca de 1,3 mil milhões de utilizadores do WeChat passaram também a consumir vídeos na secção "Channels" da aplicação.

A empresa, que tem um valor de mercado de 420 mil milhões de dólares (387 mil milhões de euros), também está a recuperar de uma campanha lançada por Pequim para conter o poder e a influência dos grupos tecnológicos.

A campanha envolveu pesadas multas por práticas monopolistas e a restrição do tempo que menores de idade podem passar a jogar online. Os reguladores chineses deixaram também de aprovar licenças para a emissão de novos jogos.

Tencent usa reconhecimento facial para evitar que os mais novos contornem restrições nos videojogos
Tencent usa reconhecimento facial para evitar que os mais novos contornem restrições nos videojogos
Ver artigo

No ano passado, o grupo diminuiu o ritmo de investimento em empresas emergentes e começou a reduzir as participações em tecnológicas chinesas, incluindo no grupo de comércio eletrónico JD.com e no líder em entregas ao domicílio Meituan.

"O ambiente regulatório continua a tender para a regulação normalizada", disse o presidente da Tencent, Martin Lau. "Na verdade, o governo está muito focado no desenvolvimento económico", observou.

O diretor executivo Pony Ma disse que o grupo está agora a investir na inteligência artificial generativa. "Estamos a ter um bom progresso", disse Martin Lau, sem avançar mais detalhes. Ele observou que a inteligência artificial vai provavelmente ajudar a reduzir os custos de alguns dos negócios da Tencent, como o desenvolvimento de jogos.