Um novo relatório da consultora IDC salienta que o ecossistema da Salesforce em Portugal será responsável pela criação de 11.100 novos empregos, assim como gerar mais de mil milhões de euros de receita às empresas nos próximos cinco anos, ou seja, até 2026. O estudo indica que a Salesforce será um poderoso motor de crescimento para o ecossistema de parceiros empresariais em Portugal, “que irão gerar 5,58 euros por cada 1 euro que a Salesforce gera atualmente”, diz a empresa.

Portugal inclui-se no território da Europa Ocidental, onde a IDC prevê que as tecnologias relacionadas com a cloud vão ser responsáveis por 28% dos gastos em transformação digital este ano, e com margem de crescimento até 39% até 2026 acompanhando a evolução das empresas nas suas infraestruturas tecnológicas. Isso deve-se às necessidades do trabalho remoto, de estar em contacto com clientes de forma não presencial e os esforços de uma maior sustentabilidade dos negócios.

Veja na galeria detalhes sobre a projeção de Portugal do estudo da IDC:

Devido à pandemia, que acelerou a digitalização das empresas, a Salesforce assume-se como uma ajuda a essa mudança, ao ajuste das suas incertezas, tornando o trabalho e o contacto mais fácil por via remota, ao mesmo tempo que ajudou a desenvolver novos produtos que demorariam meses, em apenas semanas.

Em 2021, os serviços de cloud e serviços da Salesforce estão previstos gerar 420 milhões de euros às empresas que usam as suas tecnologias e em 2026 estima-se que o número suba para mais de mil milhões de euros. É ainda referido que atualmente, o ecossistema dos parceiros Salesforce que fornecem os serviços cloud a empresas em Portugal é cinco vezes maior do que a própria Salesforce no país e a IDC projeta que este será sete vezes superior em 2026. O estudo conclui ainda que as receitas deste ecossistema em Portugal sejam 3,5 vezes superiores às de 2020, em 2026.