A startup portuguesa Pleez angariou um investimento de 2 milhões de euros que vai permitir duplicar a atual equipa para 60 pessoas, durante o próximo ano, e consolidar a presença no mercado ibérico. A Pleez desenvolveu uma solução tecnológica para otimizar as vendas dos restaurantess, através de plataformas de delivery como a Glovo ou a Uber Eats, que integra um serviço de gestão ativa dos menus dos restaurantes. Solução que quer agora estender a um maior número de restaurantes na Península Ibérica.

O algoritmo desenvolvido pela empresa recolhe e analisa toda a informação disponível nas plataformas de delivery, tanto do próprio restaurante como da concorrência, bem como dados sobre um conjunto de fatores externos relevantes, como as condições climatéricas, dia da semana, época do ano, entre outras. “O objetivo é ajudar a perceber quando e como é que certos itens do menu do restaurante em questão devem ser apresentados aos clientes, otimizando assim a vertente de delivery”, explica uma nota de imprensa.

A solução também ajuda os restaurantes a terem uma visão integrada do negócio e do mercado, em tempo real. A partir da sua área de cliente cada cliente pode ter acesso a dados de vendas e fazer projeções, medir o impacto das alterações dinâmicas realizadas ao menu, ou ter acesso a informações relativamente a preços e promoções da concorrência.

A solução da Pleez gere já mais de 72 mil pedidos por mês. Os restaurantes que estão a utilizar a solução conseguiram entretanto aumentar as suas vendas em cerca de 15%, uma poupança que se espera venha a crescer com a utilização continuada da tecnologia.

A startup portuguesa fundada por Vasco Sampaio e Afonso Pinheiro nasceu em maio de 2020 - a plataforma está disponível há menos de um ano - para criar uma solução que ajudasse os restaurantes que vendem através de serviços de delivery, a gerir melhor a presença nestas plataformas e a tirar melhor partido do aumento da procura daqueles serviços.

“Em apenas um ano, temos uma carteira com mais de 300 clientes, abrimos em Madrid, fundamos o 1º Food Tech Hub em Portugal juntamente com outra empresa da área, lançámos o nosso Dashboard e passamos de uma equipa de 5 para mais de 30 colaboradores”, explica Vasco Sampaio.

A operação de financiamento - uma ronda de investimento bridge Series A - foi liderada pela Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa independente. Contou também com a participação dos fundos alemães Atlantic Food Labs e Axel Springer Porsche, que reforçaram por esta via o investimento na startup portuguesa.