A Vortal, a empresa portuguesa especializada em contratação pública eletrónica, foi comprada pela sueca Docu Nordic, cujo capital é detido pelo fundo de investimento britânico Stirling Square Capital Partners.

Embora o valor do negócio não tenha sido revelado, a Vortal explica em comunicado que Miguel Sobral, CEO da empresa desde 2018, vai manter-se ao comando das operações. A empresa era detida por um conjunto de acionistas formado pela Vallis Sustainable Investments, pela Netcorp, pela Pathena e pela MEO.

“Estamos entusiasmados em fazer parte da DOCU Nordic e ter o apoio da Stirling Square”, afirma Miguel Sobral. O CEO indica ainda que a venda da empresa representa uma oportunidade para levá-la ao próximo nível “combinando o crescimento orgânico através de uma proposta de valor ampliada e liderando a consolidação do mercado de eTendering público na Europa”.

Para Stefan Lindqvist, CEO da DOCU Nordic, sublinha que vê um “grande potencial na expansão geográfica” através da combinação dos dois modelos de negócios das empresas e ao apresentar a oferta da Vortal à região do norte da Europa.

VORTAL implementa tecnologia inovadora de contratação na Eslovénia
VORTAL implementa tecnologia inovadora de contratação na Eslovénia
Ver artigo

Ao longo dos últimos cinco anos, a Vortal duplicou a sua atividade e expandiu as suas operações a nível internacional, em particular na Europa e América Latina, e contando com uma comunidade de mais de 350 mil empresas e entidades públicas.

Recorde-se que em julho, a solução integrada de contratação pública eletrónica desenvolvida pela empresa passou a ser adotada na capital da Eslovénia. De acordo com a Vortal, o Sistema de Aquisição Dinâmico permite efetuar compras de uma forma agilizada, reforçando os princípios de transparência e assegurando uma maior inclusão de empresas nesses procedimentos de contratação pública.

Já em abril, a Vortal concluiu o processo de aquisição da SaphetyGov. Embora o valor da operação não tenha sido divulgado, a empresa revelou que passará a operar simultaneamente a VortalGov e a plataforma da Saphety.