O grupo tinha previsto começar a receber as encomendas, nos Estados Unidos, a partir do dia 9 de abril. O lançamento da consola mantém-se agendado para 5 de junho.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quarta-feira a imposição de uma tarifa de base global de 10% a todos os países que considera estarem a criar barreiras comerciais aos produtos norte-americanos, acrescentando uma tarifa adicional para aqueles que considera serem os "piores infratores".

Recorde-se que o anúncio da imposição de novas tarifas por parte do Governo de Donald Trump reacendeu os receios acerca de uma nova guerra comercial mundial. O impacto também se fez sentir na bolsa de valores, com as ações de várias gigantes tecnológicas a afundarem: da Apple à Microsoft.

Será aplicada uma tarifa de 20% a todas as importações provenientes da União Europeia. Esta semana, Ursula von der Lyon, presidente da Comissão Europeia, deixou claro que “a Europa está preparada para responder”. A presidente do executivo comunitário afirmou que a Europa também está pronta “para dialogar e passar do confronto à negociação”, avança Ursula von der Lyon.

Numa conferência de imprensa, Bernd Lange, presidente do Comité de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, avançou que a UE vai agora analisar o impacto das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos.

Europa prepara resposta às tarifas de Donald Trump. Gigantes tecnológicas americanas podem estar na mira
Europa prepara resposta às tarifas de Donald Trump. Gigantes tecnológicas americanas podem estar na mira
Ver artigo

Mas se a guerra comercial subir de tom, a União Europeia vai também olhar para as gigantes tecnológicas norte-americanas, afirma Bernd Lange.

“Diria que não é a primeira escolha, temos primeiro as nossas medidas mais ‘tradicionais’”, afirmou. No entanto, “há serviços importantes, como a PayPal e outras empresas para as quais podemos pensar em contramedidas”.