O pedido de encerramento dos canais já é antigo e hoje a Visapress confirma que "a rede social Telegram procedeu ao encerramento de 11 canais que violavam os direitos autorais". O pedido de encerramento tem por base a a Lei 82/2021 e o pedido à IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais) pra que fosse encerrado o acesso aos canais que partilhavam PDFs de revistas e jornais, violando os seus direitos de autor.

“Através do Telegram são, diariamente, reproduzidos e colocados à disposição do público ficheiros que contêm publicações periódicas, protegidas pelo direito de autor e conexos, o que resulta no enorme prejuízo para os autores das obras, e o fecho destes grupos e canais é apenas uma gota no oceano da partilha de conteúdos protegidos”, afirma Carlos Eugénio, diretor executivo da Visapress, citado em comunicado.

Os grupos estiveram ativos até ontem e tinham mais de 60 mil utilizadores. "São 60.000 vezes que as obras são vistas sem que seja comprado o jornal ou uma revista, é um enorme prejuízo para o setor, e para a qualidade do conteúdo”, reafirma Carlos Eugénio.

Tribunal português avança com bloqueio de canais Telegram por violação de direitos de autor
Tribunal português avança com bloqueio de canais Telegram por violação de direitos de autor
Ver artigo

A Visapress reforça o desafio que tinha lançado ao Governo, para que "assuma um compromisso pela liberdade de imprensa através da criação de mecanismos que permitam a justa remuneração dos que criam, organizam e distribuem os jornais e revistas".  Um desses mecanismos é a Diretiva dos Direitos de Autor no Mercado Único Digital que "deve ser transposta o mais brevemente possível", afirma a associação que faz a gestão e proteção dos direitos de autor.

"A Visapress apela aos eleitos pelos portugueses que deem o exemplo à restante população, não integrando grupos que violam os direitos de autor", refere ainda o comunicado, lembrando que, recentemente, deputados à Assembleia de República foram identificados num grupo de pirataria do Telegram. E adianta ainda que, segundo os últimos números, os meios de comunicação social nacionais registaram perdas potenciais superiores a 3,5 milhões de euros/mês devido à partilha de jornais e revistas em redes sociais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.