A Tesla já estreou a sua linha de produção da nova Gigafactory em Austin, no Texas, com a construção do primeiro Cybertruck. A empresa de Elon Musk conta com um atraso de cerca de dois anos na entrega dos veículos e tudo indica que apenas no início de 2024 começará a produção em massa. As primeiras unidades vão ser entregues já no próximo mês de setembro.
Ainda que atrasado, tudo indica que o interesse pela nova classe de automóvel da Tesla se mantém bastante elevada e a sua lista de espera, a dados relativos de julho, já acumulou quase 2 milhões de reservas. Os números são avançados pela Finbold, apontado que até ao fim de julho as reservas estavam nas 1.943.876 unidades.
O valor é referido como um crescimento de 80%, no cálculo das 859.676 unidades reservadas a partir de maio de 2021, que na altura acumulava pouco mais de um milhão de reservas (1.084.200). Pelas contas, foi feita uma média de reservas de 1.102 Cybertrucks por dia nos últimos dois anos.
É histórico que a Tesla tem dificuldades em responder rapidamente às encomendas, mas nos últimos anos, com a construção de novas Gigafactories, a empresa de Elon Musk tem vindo a diminuir o tempo de espera nas entregas dos seus veículos. A Finbold diz que em 2022 a Tesla ultrapassou a marca de 1 milhão de entregas pela primeira vez, ou seja, mais de 1,3 milhões de unidades entregues, contra as 936 mil unidades que chegaram à casa dos seus donos em 2021.
Relativamente ao Cybertruck, vai haver um evento especial algures em setembro que dará o arranque das operações de fabrico da carrinha, com a entrega das primeiras unidades.
Atualmente ainda não se sabe o preço final da Cybertruck, uma vez que o website oficial retirou a informação durante os adiamentos da sua produção. Anteriormente o preço variava entre os 39.900 e 69.000 dólares, mediante o equipamento e os extras necessário, incluindo o número de motores elétricos, a sua capacidade de carga e autonomia.
Com um valor de 100 dólares reembolsáveis como depósito pelo interesse no modelo, obviamente que os 2 milhões de registos não se traduzem em vendas efetivas. Muita coisa mudou na indústria automóvel desde que a Tesla apresentou o seu primeiro veículo elétrico e basicamente deu início a esta revolução na indústria automóvel.
Veja imagens do Cybertruck:
As fabricantes concorrentes também foram se adaptando, muitas delas até já abraçaram a mobilidade elétrica, prometendo abandonar os combustíveis fósseis em poucos anos. E o espaço para o Cybertruck é agora mais pequeno, porque as fabricantes norte-americanas Ford e Rivian já oferecem carrinhas no mesmo segmento 100% elétricas.
A Tesla está inicialmente a apontar o mercado dos Estados Unidos para o lançamento do Cybertruck, sendo necessário adaptar o veículo às necessidades dos reguladores de segurança da União Europeia, o que poderá adiar ainda mais a chegada a este lado do Oceano Atlântico.
Algumas das razões para o adiamento do seu lançamento prenderam-se com as alterações que o modelo final sofreu face aos protótipos revelados anteriormente. A Finbold aponta problemas detetados pelos engenheiros nos testes preliminares do veículo, tais como vibrações, fugas e barulhos que tiveram de ser corrigidos. A utilização de materiais como o aço inoxidável obriga a maior pressão na sua modelação, o que resulta em deformações nas suas arestas. E é claro, a empresa de Elon Musk não ficou imune à pandemia de COVID-19.
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