A União Europeia prepara-se para anunciar um novo plano de impostos sob o qual deverão passar a operar grandes tecnológicas multinacionais. De acordo com as primeiras informações, reveladas pelo ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, o planeado é aplicar um imposto de entre 2% a 6% das receitas registadas pelas mesmas num dado período financeiro.

"Vamos divulgar uma nova diretiva europeia nas próximas semanas. Vai ser um passo considerável. A taxa vai rondar os 2% a 6%, mas posso avançar que vai andar mais perto do limite mínimo do que dos 6%", disse Le Maire ao diário Le Journal du Dimanche.

Sugestão TeK: Recorde as piores multas às “trafulhices” das tecnológicas na Europa
Sugestão TeK: Recorde as piores multas às “trafulhices” das tecnológicas na Europa
Ver artigo

Questionado acerca da modéstia do valor, Le Maire explica que este é apenas "um ponto de partida". "Eu prefiro poder aplicar leis muito rápido, do que permanecer em negociações por tempo indeterminado", acrescenta o responsável, concluindo que, se for caso disso, "o documento será ajustado mais tarde".

Certo é que a proposta é uma medida que visa aumentar os encargos de gigantes como a Amazon, Alphabet ou Facebook, que são frequentemente acusadas pela administração comunitária de pagarem muito pouco em impostos. A técnica utilizada por estas marcas passa por canalizar os lucros gerados na União Europeia para países europeus onde os impostos são mais reduzidos, como o Luxemburgo e a Irlanda.
No teatro de debate, este novo sistema de impostos está a ser defendido por países como a Itália, a França, a Alemanha e a Espanha, ao passo que Irlanda e Luxemburgo se demonstram naturalmente contra, por considerarem que a medida pode ter consequências nefastas para as suas economias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.