"Este é um projeto ambicioso, mas queremos que o maior número possível de pessoas entre na revolução dos carros elétricos como parte da nossa transição para um futuro com baixas emissões", disse em comunicado Steven Miles, responsável pela autoridade de gestão das estradas australianas.

Com cerca de 2.000 quilómetros de estrada, o Governo local diz tratar-se da futura maior autoestrada elétrica num único estado, tornando assim possível realizar todo o caminho num carro elétrico, sem que acabe a energia e sem se perder muito tempo parado para carregar a bateria.

"Inicialmente a utilização das estações será gratuita para encorajar o maior número possível de pessoas a começarem a usar carros elétricos", acrescenta Miles no comunicado. Apesar de existirem muitas estações de carregamento na Austrália, são poucas as que possibilitam um carregamento rápido das baterias.

Ainda sem datas concretas para avançar com o projeto, é apenas garantido que a ideia vai para a frente com o objetivo de implementar o sistema o mais depressa possível. Atualmente, na Austrália, existe já a RAC Electric Highway que oferece uma solução semelhante, mas numa escala mais pequena, permitindo a circulação entre Melbourne, Canberra e Sydney sem problemas de falta de energia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.