O nascimento da Volkswagen Digital Solutions (VWDS) em 2019 esteve diretamente relacionado com a estratégia de crescimento e digitalização das marcas do Grupo Volkswagen. A agilidade e capacidade de resposta necessárias à rápida evolução e desenvolvimento da empresa fazem da unidade, instalada em Portugal, uma peça fundamental para desafiar o status quo de um Grupo com mais de meio milhão de colaboradores espalhados por todo o mundo e com uma longa história de produção fabril.

O arranque deu-se com uma pequena equipa que, num curto espaço de tempo, cresceu a um ritmo de mais de 100% ao ano. Esta nova identidade começou oficialmente as suas operações em 2019 com três unidades de negócio, internamente conhecidas como tech units: Application Management Services (AMS), MAN Digital Hub (MDH) e Software Development Center (SDC:LX).

São mais de 26 equipas a desenvolverem soluçōes para o Grupo Volkswagen em várias áreas nestas três tech units, desde produtos que estão a optimizar a experiência digital dos concessionários a outros ligados à gestão de frota, por exemplo, ou a fazer suporte aplicacional explicou Mark Jacobi, Managing Director e CFO da Volkswagen Digital Solutions, em entrevista ao SAPO TEK.

“Estas três unidades tecnológicas, apesar de terem um pilar comum enquanto constituintes da VWDS, têm autonomia para trabalharem com as suas próprias metodologias no que toca ao desenvolvimento de projeto ou produto”.

A empresa conta fechar 2021 com um investimento total de cerca de 20 milhões de euros. Para 2022 há um investimento total previsto de 30 milhões de euros, que sobe para os 40 milhões no ano seguinte, “por forma a atingir o objetivo de fazer crescer a equipa para 450 colaboradores”.

O investimento em talento está a concretizar-se, desde o início da operação, e é assim que vai continuar, garante Mark Jacobi. “As pessoas são o pilar fundamental do nosso negócio - são elas o nosso foco e o nosso principal investimento”.

Além de uma estratégia consistente de recrutamento, o foco da VWDS também passa pelo investimento na retenção do talento, garantindo aos colaboradores que fazem parte da equipa “uma experiência de trabalho que valorize a sua carreira ao mesmo tempo que estes contribuem para a missão fundamental de acelerar a digitalização do grupo”.

De momento a empresa de soluções digitais do Grupo Volkswagen está à procura de diversos perfis da área das tecnologias de informação, nomeadamente para funções de Developers, Agile Coaches, Product Designers e Product Managers.

“Temos neste momento imensas vagas abertas, cujos perfis vão sendo definidos de acordo com as especificações dos nossos desafios. Uma coisa é certa: procuramos pessoas que sejam boas tecnicamente, mas que, acima de tudo, estejam abertas a diferentes metodologias de trabalho e que sejam flexíveis”.

Estão ainda estão todos a trabalhar a partir de casa nesta altura, mas já está estrategicamente pensada a alteração do modo de trabalho, que no futuro passará por um modelo híbrido. “Quem quer pode sempre ir para o escritório, o resto pode estar em casa, mas terá de estar na empresa para determinadas ocasiões”.

As equipas — porque os projetos são diferentes — vão decidir com que frequência se vão encontrar no escritório para reunir pessoalmente e para trabalhar em projetos. “O que queremos é dar a flexibilidade necessária para que o nosso talento esteja em condições de explorar o seu potencial máximo”. No entanto, Mark Jacobi salienta que a equipa está baseada em Lisboa e de momento não há ambição de recrutar pessoas que estejam baseadas noutras localizações, “a não ser que estejam dispostas a mudar-se para Portugal”, diz o Managing Director e CFO da Volkswagen Digital Solutions.

“O crescimento da equipa e da nossa operação é uma prova clara do sucesso que temos vindo a alcançar”, considera Mark Jacobi. “Continuamos a crescer num ritmo acelerado e podemos dizer com confiança que o impacto dos bons resultados na entrega dos nossos projetos ultrapassou qualquer dificuldade sentida no âmbito da pandemia”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.