As vendas mundiais de estações de trabalho cresceram pelo segundo trimestre consecutivo depois de um período de maus resultados, segundo dados recentes da Gartner Dataquest. A empresa indica que o número de workstations comercializadas no mundo inteiro durante o terceiro trimestre aumentou 1,6 por cento face ao trimestre anterior, e num crescimento de 6,5 por cento se comparado a igual período do ano passado. O total de unidades vendidas foi de 367,710.



Este padrão de crescimento contraria uma tendência baseada em cinco trimestres de declínio - numa comparação de ano para ano - que surgiu depois de se terem registado valores recorde de unidades vendidas em 2000.



"Qualquer sinal de crescimento é uma mudança bem-vinda", indica Pia Rieppo analista da Dataquest, citada pela C|net. "Dado que é apenas o segundo trimestre consecutivo de crescimento modesto, estamos hesitantes em afirmar que o mercado das estações de trabalho está completamente fora de risco".



O estudo da Dataquest indica que a Dell Computer aumentou a sua liderança de vendas, comercializando 40,5 por cento das máquinas no trimestre. A Hewlett-Packard ocupou a segunda posição, sendo responsável por 22,1 por cento das vendas, seguida da IBM, que ultrapassou a Sun Microsystems para se alojar na terceira posição. A IBM foi responsável pela comercialização de 15,3 por cento das máquinas vendidas a nível mundial e a Sun por 14,4 por cento.



A Dataquest aconselha as fabricantes a mudarem estratégias de modo a aumentar as suas vendas, mudança essa que deverá incluir a adopção de nova tecnologia móvel para workstations e o abandono dos mercados de fraco crescimento.



Notícias relacionadas:

2002-09-23 - HP entra no mercado de estações de trabalho móveis
2001-02-05 - Servidores e estações de trabalho sobrevivem à crise dos PCs