Mais de metade das lojas de comércio electrónico nacionais registaram vendas para o estrangeiro entre Abril e Junho de 2003, mostra o mais recente painel trimestral Unicre/Vector21 - "As Lojas Electrónicas Portuguesas". A percentagem do valor das vendas destinadas ao estrangeiro subiu consideravelmente, representando 11,5 por cento da facturação total dessas mesmas lojas.




Os últimos valores acompanham, segundo a Unicre/Vector21, a tendência que tem vindo a verificar-se ao longo dos últimos painéis, nos quais a percentagem de vendas das lojas electrónicas para o estrangeiro aumentou progressivamente, quando no primeiro trimestre deste ano as vendas para o estrangeiro representavam apenas 5,3 por cento das vendas totais das lojas electrónicas nacionais e, no último trimestre de 2002, 10 por cento.




O cartão continua a ser a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores, de acordo com os comerciantes inquiridos, "na linha da evolução que se tem vindo a registar ao longo dos últimos nove meses", refere-se no comunicado de apresentação de resultados do painel. Num escala variável entre 1 e 4, em que o primeiro corresponde a "Nada utilizado" e o segundo a "Muito utilizado", a opção "Pagamento no site com os dados do cartão em claro ou através do MBNet" passou de uma classificação média de 2, no último trimestre de 2002, para uma classificação média de 2,6 no segundo trimestre deste ano. A esta modalidade de pagamento com cartão há ainda que acrescentar o pagamento em caixa Multibanco, a que os responsáveis das lojas atribuíram uma classificação média de 2,3.




"Para esta crescente tendência para a utilização do cartão como forma
privilegiada de pagamento na Internet contribuiu de modo pronunciado o
crescimento do uso do sistema de pagamentos seguros MBNet", asseguram a Unicre e a Vector21.




Os livros, com 40 por cento, e a reserva de bilhetes, com 30 por cento, continuam a liderar a tabela dos mais vendidos online. Comparativamente ao trimestre anterior, a venda de livros apresenta um aumento de referências por parte dos comerciantes inquiridos na ordem dos sete por cento.




O painel Unicre/Vector21 "As Lojas Electrónicas Portuguesas" referente
ao segundo trimestre de 2003, teve por base a análise das vendas das lojas electrónicas nacionais nos meses de Abril, Maio e Junho, e a sua versão integral pode ser consultada no site da Unicre e no endereço www.vector21.com/pd/estudosmercado/#cat_4.





Notícias Relacionadas:

2003-09-30 - Consumidores portugueses aumentam o valor médio despendido em compras online

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.