Foi uma vitória com sabor agridoce para a Meta e o TikTok, que levaram a Comissão Europeia à justiça por causa das taxas cobradas para monitorizar se grandes plataformas cumprem as leis da região. As taxas de facto não estão corretas, mas as mudanças não vão trazer grandes alterações para quem paga.
O número de empresas portuguesas com espaço de exposição na principal feira de eletrónica na Europa está a encolher. O TEK Notícias foi à procura das marcas que rumaram a Berlim para perceber as ambições e objetivos.
Nos últimos três meses deste ano as projeções de criação líquida de emprego em Portugal, para as áreas tecnológicas, é de 22%, a recuperar do trimestre anterior, mas na mesma com constrangimentos relacionadas com a incerteza e mudanças no perfil dos candidatos.
A ação é intentada pela associação Ius Omnibus que pretende representar todos os portugueses com mais de 13 anos que se considerem lesados pelas práticas de recolha e tratamento de dados da Google e foi admitida pelo tribunal judicial de Lisboa.
O relatório da APAJO aponta o aumento de 5,8% nas receitas fiscais geradas pelo jogo online referente ao segundo trimestre de 2025. Contas feitas ao semestre revelam um total de 163,9 milhões de euros de receitas fiscais.
A Microsoft assinou um acordo de 17,4 mil milhões de dólares com a Nebius que dá acesso a infraestruturas de GPUs, críticas para processar tarefas de IA, ajudando a reforçar a capacidade dos serviços cloud da empresa.
Um estudo europeu indica que Portugal lidera os países do sul da Europa na adoção de veículos elétricos, mas a rede de carregamento só cobre 40% das necessidades e enfrenta falhas, atrasos e até roubos de cabos.
Munique deverá ser a primeira cidade europeia a receber os carros autónomos da Uber, numa parceria com a chinesa Momenta, que também se estreia na Europa com esta operação em Munique. Há mais cidades nos planos.
A Google escapou, pelo menos provisoriamente, de ter de separar o negócio. Mas agora recebeu um novo balde de água fria com uma multa milionária da Europa por abuso de posição na publicidade digital.
Não é uma semana boa para a Google. A empresa foi condenada ao pagamento de uma multa de 425 milhões de dólares nos Estados Unidos e a outra de 325 milhões de euros em França. Os processos visam temas diferentes, ambos relacionados com direitos de privacidade violados.
Depois de uma longa batalha judicial nos Estados Unidos, a Google conseguiu evitar o desmantelamento com a venda de ativos como o browser Chrome, mas acabaram-se os contratos de exclusividade, além da obrigação de partilhar dados com empresas rivais.
O hub português da Volkswagen Digital Solutions altera a marca, consumando a integração total no grupo de centros de inovação da fabricante, que também têm instalações na Alemanha e na Índia.
Os dois novos diplomas aprovados em Conselho de Ministros dizem respeito à regulação do mercado de criptoativos e ao reforço da rastreabilidade das transações, mas ainda terão de ser discutidos e votados na Assembleia da República.
Depois de dois milhões de pedidos aceites e muitas histórias caricatas, a Taco Bell decidiu recuar na utilização de um assistente digital para receber e encaminhar encomendas nos seus drive-thrus e explica porquê.
O brilho refletido pelos satélites é uma dor de cabeça para os astrónomos e curiosos que cada vez têm mais dificuldades em observar o céu noturno sem essa interferência. Um novo relatório dá mais pistas sobre a gravidade do problema e identifica os “piores alunos”.
A Nvidia voltou a bater recordes de vendas, mas no sector mais importante, o dos data centers, ficou abaixo das previsões. A empresa desvaloriza e avançou previsões de vendas em infraestruturas de IA nos próximos cinco anos.
A Tekever é o ilustre representante português na lista de novos unicornios europeus deste ano. O Reino Unido é o país mais representado e a inteligência artificial o core do negócio em quase todas as startups que passaram a valer mais de 1000 milhões de dólares.
Ao todo, no segundo trimestre do ano, as receitas da Altice Portugal registaram um crescimento de 4,6% face ao mesmo período em 2024. Já o investimento cresceu 3,1%, marcando a aposta na modernização tecnológica, na segurança digital e na expansão das infraestruturas críticas, avança a empresa.
A IA fica com a fatia de leão dos investimentos em Tecnologias de Informação até 2029. Uma boa parte dessa verba vai servir para preparar o terreno, nas empresas e nos prestadores de serviços, para o domínio dos agentes de IA nos sistemas digitais.
A aposta no segmento premium continua a registar um aumento de lucros pela Xiaomi, destacando-se os smartphones, veículos elétricos e os eletrodomésticos inteligentes.
A boa cobertura de conectividade, um custo de vida acessível e um quadro legal favorável reforçam Portugal como destino preferido para os nómadas digitais, que trabalham de forma remota. A Traditional Dream Factory fornece espaço de albergue, recorrendo a um token próprio como pagamento através de b
A guerra comercial dos Estados Unidos com a Europa parece estar para durar. A Administração Trump quer juntar às tarifas de exportação limitações na atribuição de vistos para quem faz as leis que “censurem” tecnológicas americanas.
A queixa apresentada pela startup de IA de Elon Musk acusa também a Apple de dar menos prioridade a apps como o Grok nos rankings da App Store, ao mesmo tempo que favorece a dona do ChatGPT.