As aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa surgem como um motor-chave para o interesse em conectividade diferenciada, destaca a mais recente pesquisa da Ericsson ConsumerLab. Quando se antecipa que o uso semanal de aplicações de IA generativa irá crescer 2,5 vezes nos próximos cinco anos, esta categoria junta-se a casos de uso já existentes, como videochamadas, streaming e pagamentos online, pelos quais os consumidores dizem estar dispostos a pagar mais pelo serviço.
Cerca de 25% dos utilizadores atuais de IA generativa afirmam que estariam dispostos a pagar até 35% mais por conectividade garantida, rápida e segura para suportar estas aplicações de alta capacidade.
Os dados do relatório, Elevating 5G with Differentiated Connectivity podem ser extrapolados para um universo de 1,1 mil milhões de pessoas, incluindo 750 milhões de utilizadores de smartphones 5G e identifica novas oportunidades de receita para os fornecedores de serviços de comunicações (CSP).
“À medida que as aplicações alimentadas por IA ganham protagonismo, as expectativas dos utilizadores relativamente à conectividade melhorada aumentam. Isto reflete as expectativas dos consumidores em matéria de capacidades futuras das aplicações de IA e a sua vontade de pagar para que essas capacidades funcionem com rapidez e elevada qualidade”, explica Jasmeet Sethi, líder do ConsumerLab da Ericsson. “É uma uma oportunidade para os fornecedores de serviços de comunicações a nível mundial satisfazerem esta procura através de experiências de conetividade personalizadas”.
“Esta mudança poderá conduzir a um aumento de 5 a 12% no Average Revenue Per User (ARPU) 5G, uma vez que os utilizadores procuram um desempenho fiável garantido para aplicações específicas”, afirma. Há também oportunidade de “desbloquear novos pools de receita a partir da procura significativa entre os utilizadores 5G por aplicações de alto desempenho com um em cada três utilizadores de smartphones 5G dispostos a realocar 10% dos seus gastos atuais com aplicações móveis para comprar aplicações com conectividade elevada integrada”.
O estudo revela ainda que, ao contrário da crença de que os utilizadores não pagarão mais pela conectividade, 20% dos utilizadores, conhecidos como “Assurance Seekers”, procuram ativamente uma conectividade elevada para aplicações críticas e estão dispostos a pagar por ela.
O estudo traça também um caminho para os fornecedores de serviços de comunicações, desde a banda larga móvel não diferenciada até modelos orientados para o desempenho e baseados em plataformas, onde as API de rede capacitam os programadores para criar experiências de aplicações personalizadas.
De notar que mercados como a Índia, a Tailândia e a Arábia Saudita têm o dobro da percentagem de utilizadores de smartphones interessados em conectividade diferenciada em comparação com mercados como a França e a Espanha.
O estudo inquiriu mais de 23 mil utilizadores de smartphones em 16 mercados globais, incluindo Estados Unidos, China, Índia, Brasil, Espanha e Austrália.
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