O quarto dia de licitações da primeira fase do leilão do 5G, reservado a operadores que ainda não têm presença no mercado móvel português, atingiu os 74,52 milhões de euros.

A Anacom avança que hoje tiveram lugar seis rondas. O valor dos lotes na faixa dos 1800 MHz já quase quadruplicou em relação ao preço inicial de 4 milhões de euros. Ao todo, foram licitados três lotes por 14,84 milhões de euros, perfazendo 42,52 milhões de euros. Já na faixa 900 MHz foi licitado um lote por 30 milhões de euros, o mesmo valor desde a primeira ronda a 22 de dezembro de 2020.

Leilão 5G - 4º dia de licitações da primeira fase
créditos: Anacom

Logo no primeiro dia, as licitações ultrapassaram os 48 milhões de euros. Já no segundo, o valor alcançou os 61,2 milhões e, ainda ontem, foi além dos 67 milhões. No terceiro dia de licitações, que também contou com 6 rondas, foram licitados três lotes da faixa dos 1.800 MHz por 12,426 milhões de euros, totalizando 37,278 milhões de euros.

Leilão 5G - Três primeiros dias de licitação
créditos: Anacom

Recorde-se que primeira fase do leilão acontece antes da fase geral em que participam todos os interessados, incluindo a MEO, a NOS e a Vodafone. Este primeiro momento de licitação vai manter-se enquanto houver interesse e licitações para os lotes a concurso. Após a licitação geral segue-se a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças.

Depois da aprovação do regulamento, em novembro do ano passado, cuja divulgação fez com que as críticas das operadoras subissem de tom, resultando em várias acusações, ameaças de congelamento de investimentos, processos judiciais e até queixas à Comissão Europeia, o calendário para o leilão do 5G foi atualizado e espera-se que os procedimentos estejam concluídos durante o primeiro trimestre do novo ano.

Anacom novo calendário 5G

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação (Última atualização: 18h43)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.