O quarto dia de licitações da primeira fase do leilão do 5G, reservado a operadores que ainda não têm presença no mercado móvel português, atingiu os 74,52 milhões de euros.
A Anacom avança que hoje tiveram lugar seis rondas. O valor dos lotes na faixa dos 1800 MHz já quase quadruplicou em relação ao preço inicial de 4 milhões de euros. Ao todo, foram licitados três lotes por 14,84 milhões de euros, perfazendo 42,52 milhões de euros. Já na faixa 900 MHz foi licitado um lote por 30 milhões de euros, o mesmo valor desde a primeira ronda a 22 de dezembro de 2020.
Logo no primeiro dia, as licitações ultrapassaram os 48 milhões de euros. Já no segundo, o valor alcançou os 61,2 milhões e, ainda ontem, foi além dos 67 milhões. No terceiro dia de licitações, que também contou com 6 rondas, foram licitados três lotes da faixa dos 1.800 MHz por 12,426 milhões de euros, totalizando 37,278 milhões de euros.
Recorde-se que primeira fase do leilão acontece antes da fase geral em que participam todos os interessados, incluindo a MEO, a NOS e a Vodafone. Este primeiro momento de licitação vai manter-se enquanto houver interesse e licitações para os lotes a concurso. Após a licitação geral segue-se a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças.
Depois da aprovação do regulamento, em novembro do ano passado, cuja divulgação fez com que as críticas das operadoras subissem de tom, resultando em várias acusações, ameaças de congelamento de investimentos, processos judiciais e até queixas à Comissão Europeia, o calendário para o leilão do 5G foi atualizado e espera-se que os procedimentos estejam concluídos durante o primeiro trimestre do novo ano.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação (Última atualização: 18h43)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários