A fase principal do leilão do 5G avançou hoje para o seu 131º dia. Nas 12 rondas de hoje, as licitações alcançaram os 335,764 milhões de euros. O valor corresponde a uma subida de 672 mil euros em relação ao dia anterior. Já a soma de ambas as fases do leilão resulta agora num encaixe potencial de 420,115 milhões de euros.

De acordo com os dados disponibilizados pela Anacom, as mudanças voltam a surgir na faixa dos 3,6 GHz, novamente nos lotes da categoria J. Aqui, registam-se hoje aumentos de 1% em relação às propostas de dois lotes e de 2% no que toca a cinco deles

Nesta faixa nativa do 5G, a vasta maioria dos lotes da categoria J conta já com uma valorização superior a 350% face ao preço de reserva, destacando-se os lotes J15, J16 e J18, que já valorizaram 358%.

Clique nas imagens para mais detalhes

À medida que a fase principal se prolonga além do esperado, dando sinais de que o leilão ainda está longe de terminar, o governo começa a demonstrar alguma “impaciência” em relação à duração do processo.

Sem apontar uma crítica direta aos seus intervenientes, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, deixou a crítica no Parlamento de que o leilão 5G já está a decorrer há demasiado tempo.

Governo demonstra “impaciência” com o tempo de duração do leilão 5G
Governo demonstra “impaciência” com o tempo de duração do leilão 5G
Ver artigo

“Preferíamos mil vezes que o leilão terminasse já do que ter receita maior”, referiu o ministro durante a sua intervenção, caindo numa contradição em relação ao que tinha afirmado anteriormente.

"Que continuem a aumentar as licitações porque nós precisamos de dinheiro que, depois, vamos investir noutro objetivo", que é "a necessidade de nós conseguirmos cobrir o território todo com fibra ótica", afirmou o ministro numa comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação em março deste ano.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 19h22)