O número de assinantes de serviços integrados e TV, internet e telefone fixo continua a aumentar, e os últimos números da Anacom mostram uma progressão de 3,8%, a par de um aumento da subscrição dos serviços de televisão. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo regulador do mercado das comunicações e apontam a MEO como a preferida nos serviços de pacotes.
De acordo com o relatório da entidade reguladora, o "crescimento verificado esteve fundamentalmente associado às ofertas quadruple/quintuple play (4P/5P)", que conquistaram mais 135 mil subscritores e, em menor medida, às ofertas triple play (3P), com mais 61 mil. Durante os primeiros seis meses do ano, e à semelhança do que se verificou o ano passado, as ofertas 4 e 5P continuaram a ser as mais utilizadas, com 1,86 milhões de subscritores (47,1%), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,64 milhões de subscritores (41,6%). No primeiro semestre de 2019, 44,8 em cada 100 famílias tinham um serviço 4/5P.
Quanto às receitas, os serviços em pacote atingiram cerca de 810 milhões de euros no final do primeiro semestre de 2019, o que significa um aumento de 3% face ao mesmo semestre de 2018. Mais de metade desse valor deve-se às ofertas 4/5P, que representavam 60,8% das receitas de pacotes. A receita mensal por subscritor de pacote foi de 34,48 euros e a receita média mensal com as ofertas 4/5P atingiu os 44,92.
MEO novamente na liderança
De acordo com os dados da ANACOM, durante os primeiros meses do ano a MEO era o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,7%), seguindo-se o Grupo NOS (36,9%), a Vodafone (18,3%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (4,0%).
Quando comparados com o período homólogo, estes valores representam um aumento da quota de subscritores de 1 e 0,2 pontos percentuais da Vodafone e da MEO, respetivamente. O mesmo não se verificou com a NOS, que verificou uma diminuição de 0,8 pontos percentuais, e o Grupo NOWO/Onitelecom, neste caso de 0,5.
Ainda assim, é a NOS quem dispõe da maior quota de receitas de serviços em pacote (41,8%), seguindo-se a MEO (41,4%), a Vodafone (13,8%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (3,0%). Face ao período homólogo, a Vodafone apresentou no primeiro semestre de 2019 um aumento de quota de receitas de 1,2 pontos percentuais, por contrapartida da redução verificada na MEO e no Grupo NOWO/Onitelecom.
TV por subscrição com 4 milhões de subscritores. NOS é quem "domina"
Nos primeiros seis meses de 2019, 86 em cada 100 famílias subscreviam um pacote de TV, mais 1,7 pontos percentuais do que no primeiro semestre de 2018, o que se traduz em quatro milhões de subscritores. Para a entidade reguladora, o crescimento deste serviço por subscrição "deve-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH)", que registaram mais 298 mil assinantes em relação ao primeiro semestre de 2018, um crescimento de 20,2% para cerca de 1,8 milhões de clientes.
À semelhança do período homólogo, a FTTH continuou a ser a principal forma de acesso a este serviço, com 44,4% do total de assinantes, seguida da televisão por cabo (33,2%), da tecnologia Direct To Home - DTH (12%) e do ADSL (10,4%).
Apesar de a MEO ser a operadora com mais quota de mercado nos serviços gerais, na subscrição de TV é o Grupo NOS quem detém a quota de assinantes mais elevada (40,5%), seguindo-se a MEO, a Vodafone e a NOWO com 39,6%, 15,8% e 4% do mercado, respetivamente. Ainda assim, foi a MEO que mais assinantes captou nos últimos 12 meses, em termos líquidos.
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