Os detalhes sobre o novo iOS 18 da Apple vão surgindo diariamente. Já se desconfiava há algum tempo, mas agora é de vez: o novo sistema operativo passa a ter suporte Rich Communications Service (RCS), um padrão de comunicação que é, no fundo, uma evolução do sistema dos SMS, e que até agora não havia sido integrado no iPhone.

O RCS é um protocolo de mensagens para telemóveis que suporta todo o tipo de conteúdo — imagens, sons, localizações, vídeos — sem necessidade de aplicações adicionais como o WhatsApp ou o Messenger. Com o RCS, é possível enviar arquivos com até 100 MB cada.

No ano passado, a Apple confirmou que ia adotar esse protocolo a partir de 2024, sob a forma de uma atualização de software. Mas, nada se viu na primeira versão do iOS 18 beta e  só no início desta semana os utilizadores do iOS 18 beta 2 começaram a revelar o suporte RCS. O novo recurso estará disponível para todos os utilizadores, provavelmente em setembro, aquando do habitual lançamento de novos smartphones da empresa. A notícia foi-se espalhando ao ritmo da Internet.

O padrão de comunicação deixa agora de ser uma barreira à comunicação entre utilizadores de iPhone e de telemóveis com o sistema operativo Android, naquilo que era conhecido como "as bolhas".

Apple cede à pressão e RCS está a caminho do iPhone. iMessage continuará “fechado” a outras plataformas?
Apple cede à pressão e RCS está a caminho do iPhone. iMessage continuará “fechado” a outras plataformas?
Ver artigo

Apesar de os equipamentos terem agora esta capacidade, é necessário que as operadoras de telecomunicações façam ajustes nas suas redes para suportarem as mensagens enviados com o iOS. Em Portugal, os sistemas das principais operadoras já estão preparados para o suporte de mensagens RCS enviadas no Android.

iOS 18 pode ser a maior atualização de sempre ao sistema operativo do iPhone
iOS 18 pode ser a maior atualização de sempre ao sistema operativo do iPhone
Ver artigo

Com a adoção do protocolo RCS, o iMessage, sistema de troca de mensagens entre iPhones, não deixará de existir, funcionando em paralelo com a nova opção. A Apple defende que “o nosso serviço de mensagens é mais seguro e privado”.

As mensagens RCS não dependem da operadora móvel para serem enviadas e recebidas, sendo baseadas em dados e podendo usar a rede móvel ou o Wi-Fi. Permitem o envio de mensagens entre dispositivos Android e iOS, incluindo para outros países, pois, ao contrário dos SMS, não estão dependentes de tarifários que podem ser elevados para envios e receções internacionais.

Google adiciona wallpapers coloridos às mensagens de RCS para distinguir das conversas por SMS
Google adiciona wallpapers coloridos às mensagens de RCS para distinguir das conversas por SMS
Ver artigo

O protocolo RCS está integrado em equipamentos Android desde 2012, tendo sido amplamente adotado a partir de 2019, quando a Google atualizou a sua aplicação para dar suporte a mensagens mais complexas do que apenas texto, no Google Messages. Nessa altura desenvolvia e implementava o sistema RCS de forma tímida no sistema operativo Android.

Em setembro de 2018 a gigante tecnológica estabeleceu uma parceria com a Samsung para tentar consolidar a tecnologia de comunicação e chegar a um público mais vasto. O principal objetivo era encontrar uma alternativa ao “antiquado” e limitado, embora eficaz sistema de SMS.