À semelhança do mês anterior de julho, em agosto Portugal manteve-se entre os países que mais baixaram o preço das comunicações. A Apritel, baseado em dados da Eurostat, afirma que os serviços em pacote, utilizados por 89% dos portugueses, tiveram uma descida de preço de 0,8% nos últimos 12 meses.
Ainda assim esta descida não foi tão evidente como no mês anterior, em que Portugal ocupava o quinto lugar, com 1,4%, caindo uma posição, para sexto. A associação diz que nos últimos 12 meses, em média, índice dos preços dos serviços de comunicações eletrónicas (que integra o IHPC) reduziu-se -0,3% enquanto na EU27 apenas desceu -0,1%.
Nesta mesma categoria de serviços em pacote 4P, em primeiro lugar mantém-se o Chipre com -5,4%, seguindo-se a Grécia com -4,4% e a Espanha com -3,1%. Acima de Portugal estão ainda a Áustria com -1,9% e a Bulgária, com -0,9%. Portugal está empatado com a Eslováquia nos 0,8%. Já do outro lado do espetro encontra-se a Polónia com um aumento de preços de 9,4% e França com 4,5%.
A Apritel destaca ainda que os dados comparativos de evolução de preços suportados no IHPC (Índice harmonizado de preços no consumidor) do Eurostat não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, mas apenas a evolução dos mesmos. “Esse tipo de análise apenas releva para avaliações macroeconómicas, como as da inflação, para as quais o IHCP foi criado”, salienta a associação. Este é, aliás, o ponto de discórdia com a Anacom, que continua a considerar Portugal como um dos países com o preço dos dados móveis mais elevados da Europa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários