A análise às ofertas das operadoras de comunicações nesta área foi feita pela plataforma Comparajá.pt, que este mês lançou um comparador específico para as telecomunicações. A avaliação surge a propósito do Dia da Criança, hoje assinalado, e avalia o leque de canais disponíveis e a sua disponibilidade nos canais 3P, 4P e 5P das operadoras portuguesas.
Desde o Baby TV e do Baby First, direcionados aos bebés onde se dá destaque a cores e músicas ou histórias e canções de embalar ao Disney Channel, Panda Biggs ou Disney Júnior, não faltam opções para "agarrar" os mais novos à televisão, mas alguns dos canais fazem parte da oferta Premium e são pagos.
A equipa do ComparaJá.pt consultou os pacotes triple play básicos das quatro grandes operadoras de telecomunicações existentes em Portugal – MEO, NOS, NOWO e Vodafone - e contabiliza os custos dos canais, alguns dos quais são gratuitos em pacotes 4P.
*Nota - A MEO anunciou no dia 1 de junho um novo canal, o Disney On Demand, que não estava incluído nesta grelha de avaliação. O canal substitui, na mesma posição da grelha, o Disney Movies e permite acesso a mais de 60 filmes da Disney e Pixar e mais de 200 episódios de várias séries. A subscrição do Disney On Demand canal tem um custo de 5,5 euros por mês.
O Disney Channel, o Disney Junior e os canais Panda e Panda Biggs são os únicos canais transversais a todas as ofertas dos pacotes 3P das operadoras. Segundo a análise, a oferta mais competitiva é a da Vodafone, cujo pacote oferece sete canais infantis por uma mensalidade de 34,40 euros.
O Disney Movies pode ser subscrito à parte por mais 5 euros na NOS e 5,25 euros na Vodafone, garantindo mais de 40 filmes on-demand de todo o mundo Disney e Pixar. Entre estreias e grandes clássicos, a oferta é dedicada às crianças mas também agrada aos mais velhos. A MEO substituiu no dia 1 de junho este canal pelo Disney On Demand.
Com o pacote NOS 3 Iris, esta operadora inclui seis canais pelo mesmo valor da MEO (que é a operadora cuja oferta base integra mais canais), podendo alargar-se a oferta a 10 canais com a inclusão do pack Kids - Super RTL, Baby First e Tiji - especialmente pensados para crianças até aos seis anos - por mais 2,50 euros mensais e do canal Disney Movies. Apenas a NOS oferece acesso ao Nickelodeon.
Na Vodafone a lista base de canais infantis integra sete opções: Disney Channel, Disney Junior, Panda, Panda Biggs (canal adicionado precisamente neste Dia Mundial da Criança ao pacote base), Jim Jam e Cartoon Network, para além do Ginx, o mais recente canal com foco exclusivo em videojogos para os gamers pré-adolescentes e adolescentes. É possível estender a oferta para mais três canais extra ao subscrever o pack TV Plus por mais 7,90 euros (ou aderindo ao pacote 4P).
A NOWO inclui seis canais no seu pacote base (o segundo mais competitivo, com um custo de 34,99€/mês), não oferecendo qualquer canal infantil premium adicional no seu serviço.
Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá.pt, lembra que “Não adianta ter um pacote com mais de 150 canais se, na realidade, um dos aspectos que mais valoriza é o entretenimento das crianças lá de casa, o que passa por sete ou oito canais. Por outras palavras, não compensa pagar mais por um serviço que não vá ao encontro dos gostos e interesses exclusivos".
Os responsáveis pela plataforma deixam ainda um conselho: ao comparar os pacotes “TV, Internet e Voz” do mercado, o ideal é nivelar sempre pelos canais preferidos e perceber, dentro das operadoras que oferecem esses canais, qual é a que possui a solução mais competitiva.
Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais informação relativa à introdução na oferta da MEO de um novo canal, o Disney On Demand.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários