Em resultado de uma parceria entre a empresa britânica de telecomunicações e a Intel, Milton Keynes irá tornar-se a primeira cidade do mundo com cobertura WiMax, tecnologia sem fios que sucede ao WiFi oferecendo uma cobertura mais abrangente.



A cidade de 220 mil habitantes, localizada a cerca de 100 quilómetros de Londres, será a primeira de um leque mais vasto onde as empresas pretendem avançar com cobertura banda larga através de tecnologia sem fios.



Para já, as companhias não avançam outros nomes, mas garantem que Londres e Manchester fazem também parte do leque de cidades a cobrir no plano que arranca em 2008, explica a Reuters, citando responsáveis da Pipex, a empresa de telecomunicações envolvida. A mesma fonte adianta que o plano de cobertura da primeira cidade será anunciado num prazo de quatro semanas.



O WiMax é visto com a tecnologia mais próxima do 3G pelo qual os operadores europeus pagaram 100 mil milhões de euros em licenças. A norma tem merecido um forte esforço de investimento por parte de empresas como a Intel, que nos últimos anos tem unido esforços com outros players para acelerar o desenvolvimento de equipamentos compatíveis.



Mais recentemente vários fabricantes e operadores têm também revelado intenções de apoiar a operacionalização da tecnologia. A última empresa a faze-lo foi a Sprint que recentemente anunciou um compromisso de investimento de 3 mil milhões de dólares no desenvolvimento de uma rede que terá como parceiros para o desenvolvimento de equipamentos compatíveis a Intel, a Motorola e a Samsung.



Notícias Relacionadas:

2006-08-17 - Google oferece cobertura Wi-Fi em Silicon Valley