A Comissão Europeia solicitou que todos os Estados membros devem acelerar o processo da transição da televisão analógica para digital até 2010. Dos 13 estados que já têm uma data fixada para a adopção da televisão digital, outros seis países escolheram 2012 como data limite de implementação, mas Portugal ainda não apresentou uma data para o processo.

"Ao recomendar 2012 como prazo último para implementar o digital, gostaria de deixar um sinal político a todos os participantes e utilizadores do mercado, que a televisão digital vai ser uma realidade", afirmou Viviane Reding, Comissária para a Sociedade da Informação e Media, em comunicado.

A emissão digital de televisão garante imagem de alta resolução, melhor som, melhor recepção móvel, mais canais de televisão e de rádio e mais serviços de informação, mas os espectadores que ainda não compraram um receptor digital vão ter de fazê-lo para usufruírem da tecnologia. A comissão espera que a televisão digital e os serviços adicionais contribuam para um mercado mais competitivo entre os operadores e permitam novas aplicações interactivas.

Em comunicado, a Comissão Europeia alerta ainda para o facto de que quanto mais depressa for esta transição, mais depressa ficará o espectro analógico disponível para outros operadores. Recorde-se que a televisão digital só necessita de um terço do espectro utilizado pelo analógico.

Notícias Relacionadas:

2005-03-31 - Televisão Digital Terrestre avança hoje em França com modelo gratuito

2004-11-12 - Governo relança concurso para Televisão Digital Terrestre no primeiro trimestre de 2005