O alerta foi feito pelo serviço privado de partilha de ofertas, a partir da sua página no Facebook, que, após análise das queixas e denúncias recebida, afirma ter verificado que no site do IEFP é possível ver todos os dados pessoais das pessoas inscritas nos centros de emprego, como nome completo, morada, telefone, email, habilitações e experiência profissional.

Contactado pelo Público, o Instituto de Emprego e Formação Profissional confirma que teve conhecimento de que alguns candidatos a emprego registados no site “podem ter sido contactados com falsas propostas de ofertas de emprego”, mas, nestes casos, o nome do instituto e do portal foi “utilizado indevidamente”.

As vítimas são aconselhadas a não responderem, com o IEFP a sublinhar que as mensagens de texto enviadas em seu nome têm o número 12689 e que, no caso de emails, têm a extensão @iefp.pt.

Numa nota enviada ao jornal, o instituto de emprego explica que quando é feito o registo na página, os “utilizadores têm a possibilidade de optar pela disponibilização pública ou privada da sua informação pessoal” e que, em qualquer momento, “podem fazer alterações na sua área, tornando-os públicos ou privados, consoante a sua vontade”. Nesse sentido, “não foi detetada qualquer falha de segurança ou situação anómala no funcionamento” do site.