O fabricante japonês de equipamentos móveis, Nec, revelou esta semana que os seus conhecimentos de tecnologia de Internet móvel são o seu trunfo numa nova investida no mercado europeu, onde as vendas dos seus equipamentos são neste momento quase nulas, um exemplo seguido por outros fabricantes japoneses que consideram esta uma altura oportuna para investir mesmo considerando a liderança da Nokia.



Segundo a agência de notícias Reuters, o mercado europeu foi durante algum tempo ignorado pelos fabricantes japoneses e o facto de os europeus utilizarem a tecnologia standard GSM – diferente da sua – também não ajudou as empresas que decidiram investir na Europa.



Agora, os fabricantes japoneses decidiram apresentar algumas funcionalidades, já consideradas standard nos seus mercados de origem, como os ecrãs a cores, pequenas câmaras incorporadas nos telemóveis e as ligações à Internet na edição deste ano da CeBIT, a decorrer em Hannover, na Alemanha.



Assim, e até ao próximo dia 20 de Março, estes fabricantes vão demonstrar as tecnologias que, segundo esperam, lhes vai dar um novo ímpeto no mercado europeu. A Nec não é excepção tendo os seus equipamentos sido seleccionados pelo terceiro maior operador alemão, E-Plus, – subsidiária da operadora holandesa KPN Telecom – para o lançamento europeu da tecnologia para serviços móveis de dados via Web baseada numa plataforma aberta, i-mode, que tem já mais de 30 milhões de utilizadores no Japão.



Relembramos que o sistema de Internet móvel i-mode, desenvolvido pela operadora móvel nipónica NTT DoCoMo, começou a ser testado pela KPN Mobile em Dezembro passado num pequeno grupo de utilizadores empregando telemóveis GPRS da NEC.



Por seu lado, a Matsushita Electric Industrial que detém a marca Panasonic também divulgou a intenção de renovar a sua posição no mercado europeu com telefones topo de gama, após o atraso no lançamento dos seus produtos que levou a que a empresa perdesse quota neste mercado.



Este fabricante apresenta assim dois novos telemóveis para a Europa na CeBIT, um com ecrã a cores que deverá ser lançado no próximo Verão e um modelo topo de gama com um câmara incorporada esperado no mercado em Outono.



Nos planos da Nec estão também as redes de terceira geração europeias que proporcionarão ligações à Net em alta velocidade e a introdução de funcionalidades como chamadas em vídeo conferência. Desta forma, a Nec vai fornecer aparelhos já no próximo terceiro trimestre à empresa com sede em Hong Kong Hutchison Whampoa que operem tanto em redes 3G como em sistemas GSM.



Notícias Relacionadas:

2002-03-04 - Tecnologia i-mode chega à Alemanha no final da semana

2001-12-19 - KPN Mobile vai lançar i-mode no início do segundo trimestre de 2002

2001-12-19 - KPN Mobile vai lançar i-mode no início do segundo trimestre de 2002

2001-11-07 - NTT DoCoMo reforça estratégia para alargar âmbito de i-mode