O Wi-Fi 6 chegou oficialmente em setembro de 2019 com a promessa de revolucionar as ligações à Internet. Agora, a Federal Communications Commission (FCC) votou unanimemente a favor da abertura de uma faixa no espetro de banda de 6 GHz nos Estados Unidos. A decisão significa que, em breve, chegarão ligações mais estáveis para os equipamentos compatíveis com o Wi-Fi 6 e 6E, a versão ainda mais “rápida" da rede wireless.

De acordo com a FCC, a decisão de abrir uma faixa no espetro de banda de 6 GHz para uso sem necessidade de uma licença é uma das suas apostas mais ambiciosas de sempre. A maior abertura de espetro desde 1989 vai permitir libertar cerca de 1.200 MHz de largura de banda, podendo acomodar até 7 canais de 160 MHz.

A latência acaba por ser menor espetro de banda de 6 GHz, uma vez que ainda não existem muitos dispositivos Wi-Fi mais antigos a operar. Assim, a faixa tem o potencial para se tornar numa “autoestrada” exclusiva para os equipamentos compatíveis com a mais recente geração de Wi-Fi.

Em janeiro deste ano, a Wi-Fi Alliance tinha já anunciado a nova designação Wi-Fi 6E para os equipamentos que operam na faixa espetro de banda de 6 GHz. A entidade apoia a decisão tomada pela FCC e, segundo o CEO Edgar Figueroa, a abertura da faixa vai garantir o futuro do Wi-Fi.

O que é o Wi-Fi 6 e como a tecnologia vai “revolucionar” as ligações à internet?
O que é o Wi-Fi 6 e como a tecnologia vai “revolucionar” as ligações à internet?
Ver artigo

Recorde-se que o Wi-Fi 6 garante uma maior velocidade da rede, até 9,6 Gbps, cerca de mais 3,5 Gbps que a geração anterior. Mas é a consistência e estabilidade que estão em destaque, já que permite ligar mais equipamentos à rede sem perder qualidade da ligação. Atualmente já é possível usar a rede wireless de sexta geração através de equipamentos compatíveis, seja, por exemplo, um smartphones ou um router. O SAPO TEK já compilou um pequeno documento de Perguntas e Respostas com as principais dúvidas da tecnologia de ligações sem fios.

Em Portugal, cerca de um mês após o lançamento oficial da Wi-Fi 6, a Altice deu a conhecer o router Fiber GateWay, preparado para a nova geração de ligações Wi-Fi 6, no Techdays, em Aveiro. O equipamento foi concebido na Altice Labs e pretende ser uma solução inovadora para as ligações via Smart Mesh Wi-Fi.

Do WiFi 7 às radiações solares: 5 projetos da Altice Labs com capacidade para mudar o futuro
Do WiFi 7 às radiações solares: 5 projetos da Altice Labs com capacidade para mudar o futuro
Ver artigo

No centro de inovação da Altice em Aveiro, a operadora já está a preparar novos serviços e produtos. Em março deste ano, a operadora abriu as portas do Altice Labs para dar a conhecer algumas das inovações que está a desenvolver, revelando que já está a preparar o caminho para a WiFi 7.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.