Os 72 mil habitantes de Silicon Valley, os trabalhadores e todos os que visitam diariamente a cidade têm uma nova forma de aceder à Internet depois da Google ter investido perto de 784 mil euros na distribuição de postos Wi-Fi pela localidade.



A cidade berço do maior motor de busca mundial torna-se assim num hot-spot gigante de 31 quilómetros quadrados, com mais de 380 pontos de rede sem fios instalados que oferecem cobertura a 90 por cento de Silicon Valley.



A rede sem fios garante uma forma gratuita de acesso à Web com uma velocidade de transferência de dados até 1Mbps.
É possível aceder ao serviço da Google não só através de computadores portáteis como também a partir de qualquer outro aparelho compatível com o sinal, como por exemplo, um telefone com ligação Wi-Fi.



Os utilizadores podem realizar uma busca a partir de qualquer ponto da cidade, dentro ou fora de casa, que esteja coberto pela rede, seleccionando a opção "Google Wi-Fi".



Os clientes móveis com contas Gmail, de serviços de mensagens instantâneas ou de páginas pessoais do Google podem aceder à rede utilizando as suas passwords habituais. Quem preferir manter o anonimato poderá criar um nome de utilização temporário.



A Google afirma que está à espera de arrecadar ainda mais benefícios económicos com o aumento das receitas publicitárias e das pesquisas que o acesso gratuito e constante à Internet vai gerar.



Chris Sacca, da Google, revela à mesma fonte que esta iniciativa surge como resposta aos entraves colocados pelas empresas de banda larga, sendo um meio para superar os obstáculos legais impostos por operadores de telecomunicações e TV por cabo.



O responsável defende que faz parte dos objectivos "inspirar a criação de redes" semelhantes, como forma de apoio aos mais de 300 fornecedores de acesso à Internet e fabricantes de equipamentos WI-FI que fazem a cobertura municipal de alta velocidade em diversas cidades norte-americanas.

Notícias Relacionadas:

2006-07-05 - Paris quer cobertura Wi-Fi total até 2007

2006-06-05 - Câmara de Lisboa promove Internet sem fios em cinco jardins