O Governo britânico analisa a hipótese de substituir a actual taxa de televisão por uma taxa aplicável aos PCs. A questão é mencionada num documento citado pelo The Register e prevê a introdução desta medida daqui a alguns anos, quando as ligações à Internet de banda larga sejam mais frequentes, assim como a distribuição de conteúdos televisivos por esta via.



O site cita a discussão em torno do assunto e as possibilidades de introduzir novos formatos de tarifação, que permitam taxar o acesso aos conteúdos, acompanhando a migração da plataforma tecnológica, previsível para os próximos anos.



De acordo com os mesmos dados postos à discussão, não serão necessárias alterações ao actual sistema de tarifação até 2017, altura em que termina o actual acordo entre o Estado e a cadeia de televisão pública BBC, isto embora o Governo possa decidir agir antes dessa data. Uma antecipação deste prazo é equacionada caso a televisão via Internet ganhe dimensão significativa antes dessa data.



As previsões do regulador britânico, Ofcom, apontam para que a maioria dos britânicos tenha acesso a televisão via Internet em 2012. Uma das maiores experiências de televisão IP realizada no Reino Unido teve lugar nos Jogos Olímpicos quando a BBC transmitiu o evento online, com uma audiência de 6 milhões.



Notícias Relacionadas:

2003-02-26 - França testa difusão de imagem de televisão através de ADSL


2003-01-10 - Televisão e computador disputam liderança no entretenimento doméstico do futuro