O novo relatório da Anacom sobre as ofertas de comunicações referente ao primeiro semestre de 2023 destaca o crescimento de subscritores dos pacotes de serviços. Neste período foi registado um total de 4,6 milhões de subscritores, ou seja, mais 131 mil (2,9%) que o mesmo período do ano anterior. Segundo o regulador, este crescimento deve-se exclusivamente às ofertas 4/5P (mais 169 mil, crescendo 7,2%).

As ofertas 4/5P contam com 2,5 milhões de subscritores, o que representa 54,8% do total disponível em pacote. As ofertas 3P contabilizam 1,7 milhões de subscritores (36,4%), que neste caso verificou o maior decréscimo anual desde 2015, refere o regulador.

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Já as ofertas isoladas, conhecidas como 1P, serviços que não são comercializados em pacote, representaram 69% dos acessos móveis e 15,2% em fixos. A Anacom estima que em julho de 2022, estas ofertas ascenderiam apenas a 1% do total de subscritores residenciais de banda larga fixa, 3% do total de TV por subscrição e 5% do total com serviço telefónico em local fixo.

Entre janeiro e junho de 2023, a Anacom destaca que as receitas dos serviços em pacote foram de 1.004 milhões de euros, representando 51,8% do total das receitas retalhistas, num aumento de 8,8% face ao mesmo período do ano passado. Este foi mesmo o maior crescimento anual registado desde 2016. E as receitas referentes às ofertas 4P/5P representam 66,8% do total em pacote ou 34,6% do total de receitas retalhistas.

Cada subscritor paga em média 36,61 euros (+IVA), que segundo a Anacom, trata-se do maior crescimento anual da receita média desde 2016 (5,3%). Para as ofertas 4/5P a receita média mensal foi de 45,08 euros (mais 4,4%) e 28,67 euros no caso de 3P (mais 4%).

A maior quota de subscritores foi da MEO, até ao fim do primeiro semestre, com 41,3%, seguindo-se a NOS com 35,4%, a Vodafone com 20,5% e a NOWO com 2,8%. A MEO e a Vodafone aumentaram a sua fatia do mercado em 0,3% em ambos os casos, contrastando com o mesmo valor perdido pela NOS e NOWO, esta última a única a diminuir o número de subscritores de pacotes.

A MEO não apenas tem a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (45,1%), 3P (39,3%) e 4/5P (42,0%); como apresentou a maior fatia das receitas de serviços em pacote com 41,2%, seguindo-se a NOS com 40,4%, a Vodafone com 16,6% e a NOWO com 1,6%. A NOS aumentou a quota de receitas em 0,3%, a MEO manteve e a NOWO e Vodafone diminuíram em 0,2% e 0,1%, respetivamente.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 12h44.