Um grupo de investigadores do Technion Institute of Technology de Haifa, em Israel garante ter descoberto uma falha de segurança no código encriptação das redes GSM. Os resultados foram apresentados na Crypto Conference realizada em Santa Barbara, na Califórnia e estão já a ser patenteados pelos investigadores que acreditam poder cedê-los às autoridades, para uso legal.



Eli Biham, Elad Barkan e Nathan Keller, os três investigadores que descobriram a falha no sistema de codificação da rede, garantem que esta falha pode ser explorada no sentido de tornar ineficaz os sistemas que protegem os conteúdos das conversas telefónicas.



Os investigadores explicam que só foi possível detectar a falha "porque a rede não está a funcionar conforme deveria. Ou seja, a informação não é encriptada no momento exacto em que se inicia uma conversa telefónica", explica o site Cellular News.



O método desenvolvido pelos investigadores permite aceder à informação nos primeiros segundos em que ela entra na rede, antes de ser codificada - no segundo em que se inicia uma chamada.



Os novos sistemas de encriptação, adoptados recentemente, eram tidos como altamente fiáveis. O primeiro sistema utilizado manteve-se activo e secreto até 1999, altura em que um investigador revelou os algoritmos que estavam na sua origem. Depois disso sucederam-se alguns ataques mas a evolução das técnicas de encriptação passaram a garantir que apenas se o conteúdo das chamadas fosse conhecido, ao longo dos primeiros minutos, seria possível descodificar uma conversa.



Os investigadores israelitas asseguram que o método por eles descoberto garante a descodificação de uma chamada sem saber nada sobre o seu conteúdo.



Notícias Relacionadas:

2002-10-21 - GSM presente em 95 por cento do planeta

2001-10-23 - Tecnologia móvel GSM tem 600 milhões de utilizadores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.