Mais de metade destes (55%) reconhece que enviam SMS durante a condução, embora justifiquem que é para informarem os pais sobre o que estão a fazer.

No geral, 34% dos jovens inquiridos no estudo, divulgado pelo Huffington Post, confessam que é habitual acederem às várias aplicações que têm instaladas nos seus telefones enquanto conduzem.

O Snapchat é a rede social mais consultada ao volante. Instagram, Twitter, Youtube e Facebook completam, por esta ordem, o restante “top 5”.

A par da utilização do telemóvel durante a condução, há um outro dado que pode agravar a prestação ao volante, que é o facto de 52% dos jovens inquiridos afirmarem dormir menos de seis horas por dia durante a semana, quando o aconselhado pela National Sleep Foundation é entre oito a 10 horas.

Em Portugal, dados revelados esta sexta-feira indicam que o número de multas por uso do telemóvel está a aumentar.

Até 31 de julho deste ano já se registaram mais 8.000 infrações do que em igual período de 2014. No total, foram 29.296 os condutores apanhados pela GNR e PSP com o telemóvel na mão ao volante, segundo avança o Jornal de Notícias.