A finalizar mais uma semana de rondas de licitações do leilão 5G em Portugal, as operadoras de telecomunicações continuam a focar as suas atenções ao espectro dos 3,6 GHz, onde se registaram subidas apenas nos lotes da categoria J. Nesse sentido, nas 12 rondas do 139º dia da fase principal do leilão de 5G, as licitações subiram 694 mil euros face ao dia anterior e alcançaram os 341,22 milhões de euros.

A totalidade do leilão, incluindo a fase que foi reservada aos novos entrantes, soma agora um encaixe potencial de 425,571 milhões de euros.

Clique nas imagens para mais detalhes

Desde março que as operadoras só têm olhos para os lotes da categoria J, com 19 a registar 1% de aumento, mas com a J11, J15 e J20 a subiram aos 2%. Em relação ao preço de reserva, os lotes da categoria J já registam uma valorização acima dos 360%, alguns deles os 370, destacando-se o J20 que é o mais disputado com 374%.

Entre o reconhecimento do atraso no procedimento, o “braço de ferro” entre Anacom e operadores, alterações às regras e a recente “impaciência” por parte do governo, uma coisa é certa: o leilão afirma-se como o mais o mais longo processo de licenciamento de espectro de telecomunicações em Portugal e na Europa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.