Num processo que já ultrapassou a duração da fase reservada a novos entrantes, a fase principal do leilão do 5G, onde participam operadoras como a MEO, a NOS e a Vodafone, avançou hoje para o 13º dia de licitações para definir a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz.

Nas seis rondas de hoje, as melhores propostas alcançaram os 212,35 milhões de euros, um número que poderá, no entanto, ser mais elevado se os valores divulgados se aplicarem aos vários lotes disponíveis nas faixas dos 700 aos 2,6 MHz, o que não é possível perceber pelos dados disponibilizados pela Anacom.

Face ao anterior dia de licitações, é possível notar apenas mudanças nas propostas da faixa de 3,6 GHz, onde existem subidas em 25 dos 40 lotes disponíveis.

No que toca à faixa dos 2,1 GHz, as melhores propostas mantém-se  nos 10,61 milhões de euros desde o sétimo dia de licitações. Na dos 2,6 GHz, onde existem três lotes disponíveis, as ofertas continuam a registar os mesmos valores desde o décimo dia: 7,34 no primeiro e segundo, e 5,04 no terceiro.

Na faixa dos 700 MHz, que ficou livre após a conclusão do processo de migração da TDT, o preço de licitação continua nos 19,2 milhões de euros e um dos lotes não recebeu ofertas desde o início da fase principal do leilão. Na faixa dos 900 MHz, os quatro lotes disponíveis também não registam alteração em relação ao preço de reserva de 6 milhões de euros.

Na primeira fase do leilão, que  gerou mais interesse do que o esperado, as licitações prolongaram-se por 8 dias, terminando no dia 11 de janeiro com um valor de 84 milhões de euros e com destaque para as frequências das faixas dos 1800 MHz.

Recorde-se que, de acordo com os preços definidos no regulamento, está previsto um encaixe com as licenças de 237,9 milhões de euros. Os procedimentos do leilão do 5G, que passarão ainda pela consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e pela atribuição dos direitos de utilização das licenças, devem concluídos durante o primeiro trimestre de 2021.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação e o título foi alterado. (Última atualização: 18h42)