A MEO avança que os seus serviços estão repostos "quase na totalidade", apontando para algumas situações pontuais que estarão em fase de resolução ao longo do dia de hoje.

"Devido à rápida resposta com a ativação do Plano de Contingência e empenho de todas as equipas MEO, foi possível continuar a garantir os serviços críticos e normalizar as telecomunicações em todo o país", realça a operadora.

Ontem, Portugal enfrentou um apagão geral que foi registado pelas 11h30 e que afetou também grande parte de Espanha e o sul de FrançaOs serviços de energia começaram a ser repostos gradualmente partir das 20h30 em Portugal Continental, iniciando pela área do Grande Porto, avançou a Rede Elétrica Naciona (REN).

em Lisboa, a eletricidade foi reposta perto das 21h00, sendo acompanhada pela reposição gradual dos serviços de telecomunicações pelas principais operadoras,

Operadoras de telecomunicações garantem que os serviços foram normalizados onde energia foi reposta
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As redes das operadoras de comunicações foram também afetadas pelo apagão, com falhas nas comunicações móveis e fixas, o que inclui as chamadas telefónicas, SMS, acesso à internet e uso de redes sociais. Tanto a MEO como a NOS e Vodafone acionaram os sistemas de contingência.

Durante o apagão, MEO reconfigurou a sua rede, limitando o uso de dados móveis para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e apelou para que os clientes fizessem um uso responsável das comunicações até à reposição da energia. 

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 12h06)