Microsoft Communicator Mobile é como se chama a primeira aplicação desenvolvida pela Microsoft para os telemóveis da Nokia, um software colaborativo para usar nos smartphones Symbian da série E da Nokia, que está desde hoje disponível para download através da Ovi Store.

A solução oferece integração com os sistemas de comunicações de uma empresa para simplificar a comunicação e trabalho colaborativo entre funcionários, com base na plataforma móvel da Nokia.

Segundo explicam as empresas em comunicado, trata-se de um cliente de comunicações unificadas que avalia qual a melhor solução a utilizar por um colaborador para comunicar com um colega de trabalho - instant messaging, email, sms ou chamada telefónica - consoante a disponibilidade da pessoa que este pretende contactar.

O "estado" pode ser actualizado pelo próprio colaborador, de acordo com a sua disponibilidade no momento, e é automaticamente transmitido aos restantes utilizadores, permitindo que a colaboração deste seja requerida ou que este se junte a conversações em curso, por exemplo.

[caption]Microsoft Communicator Mobile[/caption]

Esta é a primeira aplicação resultante de uma parceria, anunciada em Agosto passado, entre a gigante do software e a gigante das telecomunicações, numa aliança "que visa trazer a experiência de produtividade do Office para os milhões de utilizadores de smartphones Nokia no mundo", afirma Kirt Debique, Director Geral da Microsoft.

Citado no mesmo documento, o vice-presidente da Nokia, Ukko Lapalainen, realça ainda que a oferta "reúne todos os requisitos essenciais às empresas: tem um custo adequado de implementação, é segura, familiar e confiável".

Inicialmente, a solução ficará disponível para utilizadores do Nokia E72 e E52, mas as empresas planeiam alargar a utilização a outros modelos da fabricante, incluindo o recentemente apresentado E5.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.