O consórcio para a Imagem Móvel e Impressão - Mobile Imaging and Printing Consortium - avançou com um conjunto de normas técnicas para facilitar o desenvolvimento e implementação de soluções de imagem para equipamentos móveis com câmara.



As normas definidas pelo grupo constituem um standard comum que pode ser utilizado por todos os fabricantes de equipamentos móveis e de impressoras usando tecnologias e soluções já disponíveis no mercado, para garantir a interoperabilidade. Assim, o MIPC recomenda a utilização da tecnologia Bluetooth para garantir a conectividade entre equipamentos e a escolha da solução PictBridge, para a impressão.



Ramon Garrido, presidente do MIPC e director da HP, congratula-se com a publicação do conjunto de normas técnicas, que resultam do trabalho conjunto dos membros do consórcio e explica que desta forma é mais fácil para os utilizadores terem a certeza de que os seus equipamentos móveis e de impressão são interoperáveis.



Uma pesquisa realizada pelo grupo permite estimar que em 2005 sejam vendidas cerca de 370 milhões de câmaras digitais. Destas mais de três quartos estarão embutidas em telemóveis, mais concretamente 76,29 por cento, de acordo com o relatório.



O MIPC foi fundado em Fevereiro do ano passado com o intuito de facilitar a experiência móvel dos utilizadores. A organização reúne vários lideres da indústria, tendo adicionado recentemente à sua base de apoios a Korea Telecom, que juntamente com a Nokia, HP e outros fabricantes vêm trabalhando no sentido de garantir a comunicação entre telemóveis e impressoras.



A primeira versão das normas técnicas está disponível na página do consórcio.



Notícias Relacionadas:

2004-04-30 - Fabricantes juntam-se ao consórcio para a imagem e impressão móvel

2004-02-13 - Fabricantes de impressoras querem normalização em fotografias capturadas através de telemóveis