Foi identificado um novo vírus que atinge os smartphones Nokia 7610, equipados com sistema operativo Symbian. O cavalo de tróia foi descoberto pela empresa de segurança F-Secure, que alerta para a possibilidade de outros equipamentos da Serie 60 poderem vir a ser afectados.



A F-Secure explica que o software malicioso foi distribuído via Internet através de vários sites freeware e shareware com o nome Extended Theme Manager. Uma vez instalado o programa desactiva um conjunto de aplicações do sistema como o email e o calendário, para além de alterar os ícones do menu, acabando por limitar as acções do utilizador a efectuar ou receber chamadas de voz.



O Skulls terá sido desenvolvido por alguém que se identifica por Tee-222 e o programa a que está anexado tem, na opinião da empresa de segurança, um aspecto bastante credível, o que deverá ter contribuído para que vários sites o tenham distribuído sem verificar a sua origem, relata a Computer Weekley.



A forma de desactivar o cavalo de tróia passa pela limpeza do sistema e pelo retorno às definições de fábrica do equipamento, com perda de toda a informação entretanto guardada pelo utilizador. No que respeita aos riscos de propagação a empresa de segurança esclarece que, ao contrário do Cabir (o primeiro vírus conceptual para telemóvel), o Skulls não se copia utilizando as funcionalidades bluetooth dos equipamentos ou outra técnica semelhante.



De sublinhar que os mecanismos de segurança do sistema operativo Symbian emitem um aviso de cada vez que o utilizador pretende fazer um download de software não reconhecido pela Symbian, aviso tão comum que a maioria dos utilizadores acaba por ignorar.



Notícias Relacionadas:

2004-08-12 - Jogo pirateado "rouba" saldo aos utilizadores Symbian OS


2004-07-19 - Autores do Cabir divulgam novo vírus que afecta Windows CE


2004-06-16 - Primeiro worm que infecta telemóveis sem grande risco

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.