Segundo dados da EUROSTAT, citados pela Associação de Operadores de Telecomunicações (APRITEL), Portugal terá registado no último mês de janeiro a maior redução de preços nas telecomunicações na União Europeia. Na análise comparativa de evolução do índice harmonizado de preços no consumidor (IHCP na sigla inglesa), entre janeiro de 2019 e janeiro de 201, os preços em Portugal baixaram 5,52% na análise à evolução do cabaz de preços dos serviços de telecomunicações, enquanto a média da União Europeia os preços se mantiveram.

De recordar que as leituras dos dados da APRITEL e Anacom diferem, com os estudos do regulador nacional a indicarem o contrário, que os operadores nacionais praticam preços superiores à média europeia. A Associação afirma que “o comparativo de evolução de preços suportados no IHCP do EUROSTAT não pode ser utilizado para comparar níveis de preços entre países, apenas a evolução dos mesmos”. Salienta ainda que os enviesamentos da análise são tanto maiores quanto maior for a série temporal, já que o IHCP altera os pesos de cada componente, de ano para ano, limitando as conclusões retiradas de séries históricas longas do mesmo índice. Para a APRITEL, a Anacom insiste na defesa de uma visão distorcida dos preços das telecomunicações.

Nesse sentido, a APRITEL conclui que Portugal lidera a descida de preços nos pacotes de comunicações. Nos últimos 12 meses, refere que o índice dos preços foi reduzido em 1,9% enquanto que na União Europeia desceu apenas 0,3%. Afirma ainda que essa redução pode ser dilatada quanto aos preços dos serviços em bundle, com uma subscrição em Portugal na ordem dos 86%, com Portugal a registar uma baixa de 3% na fatura a pagar, seguindo-se a Áustria com menos 2,6% e a Itália com menos 2,4%. Do outro lado do espetro, a Polónia regista um aumento de 6,4% e a Hungria 5,6%.

tek apritel janeiro 2021