Efeito da conjuntura económica ou resultado da diminuição do custo das chamadas, o valor médio mensalmente gasto com despesas de telemóvel diminuiu 12,1 euros nos últimos sete anos em Portugal, constata um estudo da Marktest. Agora um português gasta em média 16,68 euros por mês em telemóvel. Em 2004 gastava 28,8 euros.

De acordo com os inquéritos levados a cabo em Julho pela empresa de estudos de mercado, 67,8 por cento dos portugueses não pagam mais de 15 euros por mês de telefone e 11,5 por cento gastam entre 16 e 25 euros. Apenas 8,6 por cento apontaram valores acima dos 25 euros.

Atualmente, são os homens e os indivíduos na faixa etária entre os 55 e os 64 anos quem gasta mais dinheiro com o telemóvel. Os maiores desvios face à média nacional foram encontrados entre as classes média ou alta, onde se gasta, em média, mais 6 euros por mês que o habitual.

Segundo esta análise, dirigida a portugueses com mais de 10 anos, no extremo oposto estão as mulheres e os mais jovens - cujas contas são, em média, 8 euros mais baratas.

Os dados divulgados esta semana revelam ainda que a tendência para diminuição do valor despendido se tem verificado de forma constante nos sete anos em análise, com 2007 a representar a única exceção. Desde então, a média de gastos mensais com o telemóvel caiu 8,9 euros, como mostra o gráfico que reproduzimos abaixo.

[caption]Gráfico da Marktest[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigido uma troca involuntária de números no segundo parágrafo da notícia.