O Techonomic Index 2015 da Samsung mostra que na maior parte dos lares portugueses existem dois televisores e pelo menos um tablet. Confirma a elevada penetração de equipamentos móveis no país, que é igual à dos televisores (99%) e revela que 96% dos portugueses não conseguem imaginar-se longe dos seus telemóveis. Uma percentagem idêntica pensa o mesmo (95%) em relação à TV.

Os mesmos dados indicam que passamos diariamente 1h24 ao telemóvel. O envio de mensagens é a atividade mais comum (89%), mas o acesso ao email e às redes sociais também estão entre as tarefas mais realizadas, 81% e 77%, respetivamente. No consumo através de tablets são as duas últimas que lideram.

À frente da televisão passamos uma média diária de 3h12 e aí, como na Internet, os nossos preferidos são os conteúdos de entretenimento. Vemos programas na TV, mas também procuramos cada vez mais a Internet com esse objetivo, com 82% dos portugueses a assistirem a conteúdos de televisão online, a verem filmes ou vídeos, um número que está acima do apurado para a Europa (72%).

Já 30% dos portugueses afiram fazer diariamente streaming de conteúdos de TV (em direto), filmes ou vídeos, enquanto 21% fazem streaming de conteúdos de música, mais uma vez à frente dos valores médios apurados para o resto da Europa.

A pesquisa contabiliza que em Portugal usamos uma média 21 equipamentos domésticos, um número superior ao registado no resto dos países europeus, onde a média se fixa nos 19. Indica ainda que lhes damos uma utilização diária de cerca de 16 horas.

Nos telemóveis, 38% dos portugueses usam jogos e outros conteúdos de entretenimento e 39% consomem livros ou revistas digitais, pelo menos uma vez por semana.