Nenhuma das cinco grandes fabricantes de telemóveis analisadas pelas associações europeias de defesa do consumidor passou numa avaliação à sua postura ética face às condições de produção. A análise, que foi realizada também pela portuguesa DECO Proteste, abrangeu a LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony Ericsson.
O estudo analisou vários aspectos relacionados com a transparência, a política social e a preocupação com o meio ambiente das marcas e dos seus fornecedores, procurando determinar se alguma das fabricantes merecia o título de “Escolha Ética”.
A Nokia foi a marca mais bem qualificada, mas mesmo assim não garantiu pontos suficientes para receber o título.
A DECO realça que entre os problemas identificados na postura das várias fabricantes se contam a utilização de trabalho infantil, horas suplementares obrigatórias e ordenados baixos.
“Embora o respeito pelo meio ambiente seja uma preocupação dos fabricantes, o mesmo não se pode dizer das condições de trabalho dos respectivos fornecedores”, diz o texto da revista da associação.
As entidades realçam que apesar das marcas terem criado códigos de conduta, esforçam-se pouco para fazê-los cumprir por todos os fornecedores, um facto que deve ser mudado aplicando-se políticas “mais intransigentes no combate às más práticas laborais”.
Notícias Relacionadas:
2007-04-09 - DECO alerta para ofertas ilegais de investimento na Internet
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários