Com algum atraso face ao previsto inicialmente, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) e a União Internacional de Telecomunicações (UIT) vão formalizar, esta quarta-feira, a criação da iniciativa e-School.

Recorde-se que o projecto foi anunciado durante o Fórum Mundial das Políticas de Telecomunicações, entre 22 e 24 de Abril do ano passado, em Portugal , tendo por objectivo o lançamento de uma iniciativa de cariz internacional, destinada a promover as TIC junto da população escolar, à semelhança do que aconteceu em Portugal com o programa e-escola.

Na altura, a iniciativa chegou mesmo a ser anunciada como a "internacionalização do e-escola", no âmbito da iniciativa UIT Connect the World, que inclui a "distribuição de computadores portáteis pelas crianças de países em vias de desenvolvimento".

"O e-School International tem como principal objectivo promover a universalização das TIC na educação e aprendizagem, através da adopção generalizada de computadores portáteis e outras ferramentas tecnológicas, designadamente quadros interactivos e conteúdos digitais", pode ler-se num comunicado enviado à imprensa pelo MOPCT.

A mesma nota refere que a cerimónia de assinatura do Protocolo do eSchool International decorre às 14h30m, no Museu do Oriente, em Lisboa, contando com a presença do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e do Secretário de Estado Adjunto, Paulo Campos.