Embora nos últimos meses as tecnológicas tenham anunciado despedimentos, com ondas de choque que se estenderam dos Estados Unidos à Europa mas que parecem não ter registado grande impacto em Portugal, as previsões para os próximos meses são positivas.

O estudo Equinix 2023 Global Tech Trends Survey mostra que as equipas de TI estão a crescer rapidamente, de modo a satisfazer os exigentes requisitos em termos operacionais e de segurança, pressionadas pela implementação de sistemas avançados de IA, incluindo a IA generativa.

Segundo os dados partilhados, 69% dos líderes de TI em Portugal (66% a nível global) pretendem aumentar a sua equipa de TI nos próximos meses. As principais áreas que requerem novos talentos são as de técnico de TI (49%), analista de dados (30%) e analista de segurança (29%).

Estarão as empresas tecnológicas a contratar ou a despedir? Estudo projeta otimismo generalizado
Estarão as empresas tecnológicas a contratar ou a despedir? Estudo projeta otimismo generalizado
Ver artigo

A escassez de talentos de TI  foi citada por 32% dos lideres de tecnologia como um dos grande desafios das empresas em Portugal, a par da falta de diversidade em funções de chefia, referida por 20%.

O resultado do inquérito mostra também que 81% dos decisores de TI em Portugal consideram os ciberataques como a maior ameaça ao funcionamento da sua organização. No ano de 2022 várias empresas portuguesas de grande dimensão sofreram ataques significativos, entre as quais se contam a Impresa, a Vodafone Portugal ou a TAP, e o número de incidentes não tem diminuído no primeiro semestre de 2023, mesmo que sem casos tão mediáticos.

Em relação ao recrutamento, o Equinix 2023 Global Tech Trends Survey revela que 46% dos entrevistados apontam a velocidade de transformação do setor das tecnologias, assim como a capacidade de retenção de talentos como as áreas mais desafiantes em termos de recursos humanos de TI em Portugal, seguindo-se as eventuais e imprevisíveis alterações geopolíticas (36%).

Veja alguns dos dados do estudo

O estudo abrangeu 2.900 decisores de TI em 29 mercados, inquiridos entre 8 de março e 7 de abril deste ano na Europa e Médio Oriente (EMEA) , Ásia Pacífico e no continente americano, abrangendo o Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos.

A Equinix refere que em 2022 várias iniciativas de contratação trouxeram à empresa mais de 750 contratações e que tem uma série de programas de transição de carreira, no âmbito do programa Career Pathways, apostando igualmente em programas de requalificação.

O estudo completo pode ser consultado em PDF