Mais de quatro quintos dos europeus que viajaram para dentro da região nos últimos dois anos (81%) sabem que os seus tarifários permanecem ativos nos restantes países da União Europa, assim como na Islândia, no Liechtenstein e na Noruega, sem custos adicionais. Os portugueses estão mais informados que a média europeia sobre este assunto, com mais de 90% a garantirem que conhecem estas regras.

A maioria dos europeus (80% em termos médios e 78% em Portugal) reconhece que os plafonds de roaming existentes são suficientes para responder às suas necessidades quando viajam. Ainda assim, quase metade dos inquiridos para a edição mais recente do eurobarómetro (43%) limitam o consumo de dados quando estão em viagem: desligam os dados (29%) ou mesmo o telefone (13%) pelo menos ocasionalmente.

Os portugueses seguem as mesmas tendências, mas mostram-se mais confiantes nos limites de comunicações disponíveis: 24% desligam os dados ocasionalmente e 9% chegam a desligar o telefone, às vezes ou sempre. Um quarto dos viajantes portugueses refere ainda que excede o plafond de dados quando viaja para a UE.

As regras europeias para o roaming definem que todos os europeus podem comunicar através do telemóvel nas mesmas condições que teriam no seu país (voz, dados e SMS), quando viajam para outro país da região, desde que mantenham uma utilização responsável.

Os dados mostram ainda que 72% dos inquiridos viajam apenas entre uma a duas vezes para outros países da UE, 28% fazem-no de forma mais frequente (em Portugal são 43%), e que 71% dos europeus acham que a mensagem de texto que recebem quando cruzam a fronteira, recordando preços e informando sobre contactos de emergência, útil. Quase dois quintos dos europeus (38%) revelaram ainda que quando viaja para outro país europeu usam a mesma quantidade de dados móveis, enquanto 18% usam mais. A maioria (42%) reduz esse consumo.

A Comissão Europeia, que divulgou os números, sublinha que os resultados da pesquisa mostram a importância de continuar a informar a opinião pública sobre este tema e garante que as conclusões vão ser levadas em conta na revisão da política de utilização responsável. Esta política estabelece limites às comunicações, para além dos quais os operadores garantem que não há rentabilidade para prestar o serviço.

As regras europeias que aboliram as tarifas de roaming nas comunicações móveis dentro da UE estão em vigor desde 2017, depois de vários anos anteriores de intervenção europeia já nesta área, numa primeira fase para criar tetos máximos de preços e tentar esbater diferenças que eram grandes.