Os reguladores europeus garantem que vão intensificar esforços no sentido de harmonizar os preços dos serviços grossistas de roaming internacional. O ERG - European Regulation Group garante que adoptou já uma posição comum sobre esta matéria, que brevemente comunicará à Comissão Europeia, e constituiu um grupo de projecto para identificar um conjunto de medidas que imprimam transparência ao roaming internacional.



Recorde-se que o ERG tem vindo a analisar os preços praticados entre operadores móveis a nível internacional, na sequência de um pedido da Comissão Europeia que considerou os preços de roaming ao consumidor final demasiado altos sem que exista uma razão objectiva e sugeriu a regulação deste mercado.



O grupo de 32 reguladores analisou e conclui estar perante um cenário idêntico na generalidade dos países europeus que "parece resultar dos elevados preços grossistas praticados pelos operadores". Em comunicado, o ERG nota que as "descidas de preços no roaming grossista internacional não se reflectem no retalho, onde os preços de referência elevados prevalecem" e que, de um modo geral, a informação prestada ao consumidor final sobre os preços de roaming é escassa.



Anunciada após um encontro na Eslovénia, a definição de medidas será acompanhada de um trabalho mais exaustivo a nível local pelos vários reguladores. No próximo encontro do grupo, agendado para Setembro, será avaliado o impacto do trabalho entretanto realizado.



Notícias Relacionadas:

2004-12-10 - EU investiga preços de roaming na Europa