Todos os europeus têm neste momento acesso à Eurotarifa para chamadas e mensagens SMS, uma tarifa regulada com um teto de preço imposto pela Comissão Europeia. No final de dezembro o preço médio das comunicações de voz em roaming na UE, no âmbito desta tarifa, era de 0,313 euros por minuto, descendo ligeiramente face ao final do terceiro trimestre e aumentando a distância relativamente ao teto imposto por Bruxelas, que é de 0,35 euros.



Os dados constam do 9º relatório sobre roaming internacional nas redes móveis europeias, da autoria do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) e apura dados para o período entre 1 de julho e 31 de dezembro.



O documento também mostra a mesma tendência de descida de preços nas chamadas recebidas: o limite fixado na Eurotarifa é de 0,11 euros e a média praticada nos países é de 0,097 euros. Nos SMS o preço médio no final do 4º trimestre era de 0,10 euros, face ao limite de 0,11 euros.



Nos dados em roaming o preço médio por megabit no final de dezembro - para comunicações fora do grupo do operador - era de 1,585 euros (nos pré-pagos) e de 1,505 euros em planos pós-pagos, apurou ainda o relatório.



Nas tarifas aplicadas entre operadores os dados também revelaram que os preços estão dentro do fixado pela regulação, em todas as áreas.



Note-se que ainda assim, em julho entram em vigor novas regras para o roaming europeu, a forçar mais um corte nos preços praticados pelos operadores. De acordo com as novas regras, o teto máximo por megabit passa ser de 0,70 euros, ou 15,50 euros por 25 megabits. Em 2013 a descida de preços continua, para os 0,45 euros e para os 0,20 euros em 2014.



Nas comunicações de voz e SMS também haverá mudanças. As chamadas efetuadas passam a custar 0,29 euros por minuto. As recebidas 0,08 euros e as SMS 0,09 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira