Os serviços de acesso à Internet com 3.621 queixas e os serviços de televisão por subscrição com aproximadamente 3.449 reclamações foram os segmentos de comunicações eletrónicas que mais denúncias geraram por parte dos consumidores junto da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) no último trimestre de 2012.

Os serviços de telefonia móvel e telefonia fixa geraram cerca de três mil e 2.500 queixas respetivamente, que associadas às reclamações de outros serviços, totalizaram 15.237 reclamações entre outubro e dezembro do ano passado em comunicações eletrónicas.

No caso da Internet o principal motivo das reclamações dos consumidores esteve relacionada com o cancelamento do serviço, com quase 800 queixas, seguida de denúncias relativas aos contratos celebrados com as operadoras, com aproximadamente 660 queixas. No segmento da televisão subscrita os principais motivos de reclamações são os mesmos:

[caption]Anacom T4 2012[/caption]

O contrato e o cancelamento de serviço são também os motivos que mais queixas originam junto da Anacom no serviço telefónico fixo:

[caption]Anacom T4 2012[/caption]

As causas que mais denúncias geraram apenas mudam nos serviços de telefones móveis onde os equipamentos estiveram na origem de quase 1.500 queixas, superando largamente todos os outros fatores apontados como a faturação dos operadores e os tarifários contratados que estiveram na base de 300 reclamações apresentadas em cada segmento.

O regulador português chama a atenção para o facto de todos os dados apresentados apenas dizerem respeito às queixas apresentadas diretamente à organização ou que foram oficializadas nos livros de reclamações dos prestadores de serviços. "Por esta razão, representam uma realidade parcial das reclamações no mercado das comunicações", esclarece a Anacom num comunicado que pode ser consultado e onde estão todos os dados detalhados.

Aos dados divulgados dos serviços de comunicações eletrónicas acrescem ainda mais 2.113 reclamações relativas aos serviços postais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico