A Symbian anunciou que o número de smartphones vendidos, com sistema operativo da marca, alcançou os 100 milhões de unidades, estando presentes no leque de ofertas de mais de 250 operadores em todo o mundo.



Os dados publicados no relatório trimestral da empresa mostram que o software está em funcionamento em 106 modelos deste tipo de dispositivos, fabricados por 10 empresas diferentes.



Ao longo deste ano foram comercializados 37 milhões de smartphones Symbian, 13 milhões dos quais durante o terceiro trimestre, o que representa mais 52 por cento do que o volume registado nos três meses anteriores (8,5 milhões).



Os lucros associados também aumentaram com os novos dispositivos a possuírem características mais potentes e preços mais económicos.



Nigel Clifford, CEO da Symbian, declarou em comunicado que esta é uma "marca importante" para a empresa e "um forte indicador de que cada vez mais pessoas estão a aderir aos smartphones".



O responsável acredita que enquanto a maior taxa de penetração destes dispositivos é registada nos mercados mais desenvolvidos, no futuro, serão aqueles que ainda se encontram em desenvolvimento os que contribuirão para o crescimento do sector, mais concretamente "50 por cento das vendas nos próximos cinco anos serão efectuadas no Brasil, China e Índia".



Nos Estados Unidos estes equipamentos têm vindo a ganhar terreno nos últimos meses com a introdução do Nokia E62 pela Cingular Wireless, diz a Symbian.



Paralelamente, na distribuição por faixa etária, a empresa salienta que são os utilizadores mais jovens os que têm contribuído para o crescimento da quota de mercado dos smartphones.

Notícias Relacionadas:

2006-11-08 - Sony Ericsson compra UIQ Technology à Symbian