A SpaceX continua empenhada no desenvolvimento do seu serviço de Internet por satélite e, de acordo com novos dados avançados por Elon Musk, a Starlink já enviou mais de 100.000 terminais aos seus clientes.

Ainda no início de agosto, dados davam a conhecer que a Starlink teria um total de cerca de 90 mil utilizadores em 12 países, resultado de um crescimento a rondar os 30% no último mês. A informação, reportada pela SpaceX à Federal Communications Commission (FCC), revelou que a empresa conseguiu angariar perto de 20 mil novos subscritores em comparação com os dados apresentados um mês antes, quando o número total de utilizadores ativos era de 69.420.

Ao todo, a SpaceX ambiciona lançar para o Espaço perto de 30.000 satélites Starlink e expandir a sua base de utilizadores para milhões de clientes. Além disso, de acordo com uma proposta submetida à FCC em agosto, a empresa liderada por Elon Musk está a planear duas configurações diferentes para a sua constelação de satélites, com uma delas a ser colocada em órbita pela nave espacial Starship.

Internet por satélite da SpaceX cresce 30% e está muito perto dos 90 mil subscritores 
Internet por satélite da SpaceX cresce 30% e está muito perto dos 90 mil subscritores 
Ver artigo

Recorde-se que, a SpaceX espera também que o serviço de Internet da Starlink seja capaz de fornecer cobertura a nível global já neste ano. Segundo Gwynne Shotwel, presidente da SpaceX, só quando os satélites da Starlink alcançarem a sua órbita operacional será possível ter uma cobertura global contínua, algo que deverá acontecer em setembro. Além disso, a SpaceX também tem de obter a aprovação necessária dos reguladores dos países onde pretende operar.

Neste ano, a SpaceX revelou também as suas ambições de dar mobilidade à Starlink, de modo a que o seu serviço de Internet pudesse ser usado em grandes veículos, barcos e aeronaves, com Elon Musk a revelar que a Starlink poderá tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021.