O acesso à Internet a partir de dispositivos móveis já está a aumentar, mas o cenário promete evoluir de forma ainda mais impressionante durante os próximos anos, com especial destaque para a navegação a partir dos dispositivos de que toda a gente fala: os tablets.

As previsões foram apresentadas pela Cisco, que estima que o tráfego de dados móveis efectuado a partir de equipamentos como o iPad seja, daqui a cinco anos, equivalente a 205 vezes o valor registado actualmente.

Os tablets mostraram-se como o segmento com maiores perspectivas de crescimento dentro dos dispositivos móveis, que na sua globalidade, e entre smartphones, portáteis, netbooks e outros semelhantes, deverá passar a ser responsável por 87 por cento de todo o tráfego de dados móveis gerado no mundo.

Os números fazem parte do Cisco Visual Networking Index, segundo o qual o tráfego global de dados móveis deverá crescer 26 vezes até 2015. Nos próximos cinco anos, o volume de tráfego deverá atingir os 6,3 exabytes por mês (ou 75 exabytes por ano), o que representa uma taxa anual de crescimento de 92 por cento.

Na origem do "crescimento exponencial" esperado estão factores como o aparecimento de cada vez mais equipamentos móveis vocacionados para o acesso à Internet, como os smartphones e tablets e a disseminação de serviços e aplicações para conteúdos vídeo.

Numa altura em que se espera que mais de 5,6 mil milhões de equipamentos pessoais estejam ligados às redes móveis, 66 por cento de todo o tráfego móvel deverá ser de conteúdos vídeo, prevê a Cisco. A confirmarem-se, os valores vão constituir um crescimento de 35 vezes face ao tráfego vídeo registado no fim de 2010.