No final de março do ano passado o Windows Phone corria em 2,5% dos smartphones existentes em todo o mundo. Um ano depois a quota de mercado do sistema operativo móvel da Microsoft chega apenas a 0,7 dos dispositivos móveis.

Os números reforçam uma tendência de queda que já se vinha manifestando em trimestres anteriores. Com poucas propostas disponíveis em termos de equipamentos e um ecossistema de aplicações que continua longe da diversidade oferecida pelos concorrentes, a continuidade do Windows Phone parece cada vez mais ameaçada.  

  [caption][/caption]

Os números que quantificam a performance da plataforma da Microsoft são da Gartner que nos primeiros três meses do ano apurou um crescimento de 3,9% para o mercado global de smartphones. O Android continua a liderar e entre janeiro e março reforçou mesmo essa posição de liderança, passando a controlar 84,1% do mercado, graças à comercialização de quase 265 milhões de equipamentos com sistema operativo Android.

A Apple com o seu iOS mantém a segunda posição da tabela mas também perdeu terreno para a plataforma de software da Google. No período em análise foram vendidos pouco mais de 60 milhões de dispositivos com iOS, garantindo à marca uma quota de 14,8%.

Por fabricantes, a Samsung continua a liderar o mercado, seguida da Apple. Ambas perderam terreno nos primeiros três meses do ano. As três fabricantes que ocupam as posições seguintes são chinesas: Huawei, Oppo (tem sede nos EUA mas foi fundada na China) e Xiaomi, como pode ver no quadro publicado pela Gartner.    

  [caption][/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.